FIA muda checagem de pneus após polêmica com Massa
A partir de agora, engenheiro da equipe acompanhará medição e poderá optar por uma largada dos boxes em caso de irregularidade







A Federação Internacional de Automobilismo (FIA ) mudou os procedimentos para medir a temperatura dos pneus após a exclusão de Felipe Massa no GP do Brasil. O brasileiro perdeu o oitavo lugar no grid pelo teste ter acusado temperatura de 137° C, quando o máximo permitido é 110° C .
O movimento segue uma investigação interna da Williams sobre os pneus de Massa, cujos resultados foram compartilhados com a FIA por Pat Symonds, diretor técnico da equipe.
Uma das questões-chave para a Williams foi a de que nenhum funcionário do alto escalão estava ciente de que o pneu traseiro direito de Massa tinha sido verificado no grid pelo delegado técnico da FIA, Jo Bauer, e seu assistente Kris de Groot. A equipe não sabia de qualquer discrepância até uma mensagem oficial vinda da FIA em algum momento da corrida.
A partir de agora, qualquer verificação de pneu terá que ser testemunhado pelo engenheiro do carro, que assim prontamente será informado de qualquer problema.
Isso é semelhante à maneira como são realizadas as verificações de peso do carro, quando os membros da equipe podem observar e registrar quaisquer valores.
A mudança resolverá outra questão fundamental - a anomalia que permite à FIA registrar que um carro é "inseguro" antes do início e ainda assim o carro ter permissão para iniciar a corrida.
Agora, se os registros da FIA apontarem para números ilegais, a equipe ainda terá a opção de levar o carro para fora do grid, mudar os pneus e começar a partir do pitlane.
O piloto vai, assim, dirigir-se para a corrida com um carro legal e, portanto, não estará perdendo seu tempo correndo sob a ameaça de uma exclusão.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.