Force India confirma retorno de Adrian Sutil em 2013
Alemão vence batalha com Bianchi e volta ao grid após ter problemas com a polícia e ficar fora ano passado
A Force India anunciou o retorno de Adrian Sutil à equipe depois de um ano fora das pistas. O alemão de 30 anos ganhou a briga com o francês e piloto de testes do time em 2012, Jules Bianchi, e voltará a ser companheiro de Paul Di Resta, com quem dividiu a Force India em 2011.
O anúncio define o grid da Fórmula 1 para esta temporada, apenas 15 dias antes do início das primeiras atividades de pista.
Na última quarta-feira, o empresário de Bianchi, Nicolas Todt, havia reconhecido que seu piloto fora preterido. “É muito desapontador. Sou uma pessoa muito realista, mas tinha esperanças de conseguir essa vaga. Estamos vendo o que fazer na F-1, mas há poucas opções”, reconheceu o francês, que também empresaria Felipe Massa.
Sutil pilotou pela Force India de 2007 a 2011, mas foi substituído por Nico Hulkenberg ano passado após ter problemas com a justiça. O alemão ainda cumpre pena de 18 meses em regime aberto na Alemanha pelo ataque que feriu um dos diretores da Lotus, Eric Lux, durante festa realizada após o GP da China de 2011.
Sutil tem como melhor resultado na carreira – toda feita na Force India – um quarto lugar no GP da Itália de 2009.
O alemão se disse grato pela segunda chance dada pela Force India. “Estou feliz em voltar à Fórmula 1, especialmente em uma equipe que conheço tão bem. Quero agradecer a Force India por me dar uma segunda chance. Depois de ficar de fora do esporte, estou ainda mais determinado para alcançar minhas metas na F-1”, assegurou.
“As coisas foram muito bem no teste de Barcelona semana passada e até parece que nunca estive longe. Pilotar o carro me pareceu natural e consegui voltar ao ritmo rapidamente e encontrar o limite. Agora meu foco é aproveitar ao máximo o último teste nesta semana, trabalhar com a equipe no simulador e me colocar na melhor forma possível para Melbourne.”
O dono da equipe, Vijay Mallya, salientou a decisão difícil e disse que a experiência contou a favor de Sutil – Bianchi faria sua estreia na Fórmula 1 em 2013. “A decisão sobre a dupla de pilotos não foi fácil e a consideramos bastante nos últimos meses. Foi apertado, mas no final das contas achamos que a experiência e as ligações históricas de Adrian lhe deram vantagem, e isso nos dará mais possibilidade de cumprir com nossas ambições na próxima temporada.”
O indiano espera que o alemão volte andando no mesmo ritmo que mostrou no final de 2011. “Se isso acontecer, estou confiante de que podemos começar de onde paramos em 2012. Em relação a Jules Bianchi, ele nos impressionou enormemente com sua velocidade e ética no trabalho e espero continuar trabalhando com ele neste ano para que ele se desenvolva para se tornar um piloto de F-1.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.