Force India decide rever regras internas após GP do Canadá
A Force India admitiu que poderá precisar mudar suas regras internas entre seus pilotos no futuro após as controversas ordens de equipe no GP do Canadá.
Os pilotos do time, Sergio Pérez e Esteban Ocon, tentavam alcançar Daniel Ricciardo, que estava em terceiro, na fase final da corrida. A Force India, então, iniciou discussões pelo rádio para cogitar a ideia de haver uma inversão de posições.
Isso porque Ocon, que estava em quinto, acreditava que estava mais rápido e tinha pneus mais novos, o que significaria uma maior chance de passar Ricciardo caso Pérez abrisse caminho.
Mas, com a equipe sem dar ordens explícitas a Pérez e o mexicano convencido de que ele próprio poderia superar Ricciardo, a dupla acabou ficando na mira de Sebastian Vettel, que passou ambos e os fez cair para quinto e sexto.
O chefe da equipe, Bob Fernley, está ciente de que havia a chance de um pódio, mas acredita que teria sido errado interferir muito na disputa.
Contudo, ele admite que houve lições a serem aprendidas com o episódio e que a Force India poderá revisar a situação para entender como se comportar em casos semelhantes no futuro.
“Houve positivos e negativos com o que aconteceu”, disse, ao Motorsport.com. “O que aquilo fez foi destacar o ‘problema’ que temos, o que é um elogio, que é o fato de termos dois pilotos incrivelmente rápidos.”
“Então, talvez precisemos rever nossa posição sobre como faremos as coisas no futuro. É um bom problema bom de ter, e não podemos deixar isso apagar que foi um resultado fantástico para a equipe.”
Perguntado se estava frustrado pelo fato de a equipe ter perdido sua maior chance até agora de conquistar um pódio, Fernley disse: “Não estou frustrado, na verdade. Acho que precisamos olhar isso.”
“Se precisarmos mudar a política de trabalho, será uma decisão à parte. Mas, chegando nas corridas, sempre permitimos que os pilotos corram. Não faremos restrições nisso nos dias das corridas.”
“Do ponto de vista de um fã, não podemos ter os dois. Não podemos reclamar quando os outros trocam posições e dizer que queremos que eles corram, mas aí, quando eles correm, queremos que haja a troca de posições. Então, nossa política é deixá-los correr, e foi isso que fizemos.”
O dono da equipe, Vijay Mallya, também afirmou que não iria longe o bastante para impor ordens de equipe, mas indicou que a dinâmica interna poderá mudar.
“Muito bem, Force India. Estou orgulhoso de vocês. Nossa política de não haver ordens de equipe continua, mas eu vou especificar instruções para alcançar os melhores resultados.”
A reclamação de Ocon
Fernley também disse que a equipe irá analisar as imagens da fase final da corrida para ver se Pérez jogou duro demais em sua defesa de posição.
“Nós vamos ver o vídeo e passá-lo aos dois pilotos para ver como será. Temos dois pilotos que estão no topo de suas formas, e é algo que teremos de olhar, para ver como podemos controlar isso e nos manter ligados.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.