Force India e Sauber retiram queixa contra F1 na UE
Force India e Sauber retiraram a queixa que fizeram para a Comissão de Competições da União Europeia em relação à estrutura de governança e pagamento da Fórmula 1







Force India e Sauber apresentaram uma queixa oficial à Comissão de Competições da União Europeia em setembro de 2015, citando a divisão de receitas e a elaboração de regras como "injustas e ilegais".
Ferrari, Red Bull, Mercedes, McLaren e Williams recebem atualmente pagamentos financeiros favoráveis da F1, além dos fundos distribuídos uniformemente obtidos do campeonato de construtores.
O caso da Force India e Sauber foi assumido por um departamento criado dentro da Comissão em abril de 2016 e, embora o caso permanecesse aberto, ele estava progredindo lentamente no sistema.
Desde então, a F1 foi assumida por um novo detentor de direitos comerciais, com a Liberty Media sucedendo a CVC e ao longo de 2017, na primeira temporada da Liberty no cargo, houve conversas significativas sobre a criação de um ambiente de disputa mais justo.
Em um comunicado conjunto, as duas equipes confirmaram que tinham "decidido retirar a queixa que apresentamos à Comissão Europeia em 2015 sobre as práticas anticompetitivas na Fórmula 1".
Continuou: "Fomos extremamente encorajados pelo diálogo que foi introduzido após a nomeação de Chase Carey como presidente executivo e CEO do titular dos direitos comerciais da Fórmula 1 e sua nova equipe de gerenciamento”.
"Sua abordagem trouxe uma nova cultura de transparência ao esporte e ilustra a vontade de debater questões fundamentais, como a distribuição dos fundos do prêmio, o controle de custos e os regulamentos de motor”.
"Estamos encorajados e tranquilizados pela abordagem de negociação equitativa e justa tomada pela nova administração da Fórmula 1 para todas as equipes e seus problemas”.
"Embora as preocupações que levamos aos responsáveis sejam totalmente justificadas, acreditamos que esta nova abordagem fornece o grau de garantia necessário de que nossas preocupações serão analisadas de forma objetiva, e preferimos resolver os problemas enfrentados pelo esporte através do diálogo e não em uma disputa legal”.
"Queremos apoiar este processo de transformação na Fórmula 1 e, assim, resolvemos retirar nossa reclamação com efeito imediato".
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.