Force India planeja construir nova fábrica em Silverstone
Lawrence Stroll, novo proprietário da Force India, planeja construir uma nova fábrica para a equipe, triplicando o tamanho da atual ou mudando para um novo local
A atual sede da Force India em Silverstone remonta aos primeiros anos da equipe, quando o número de funcionários era muito menor.
O principal desafio da equipe agora é que os cerca de 100 especialistas em aerodinâmica estão localizados nos escritórios de seu antigo túnel de vento, localizado a 11 quilômetros da base principal, embora o túnel não seja mais utilizado.
Também há planos para começar a fabricar mais itens pela equipe, o que exigiria mais espaço.
A direção da equipe viu os terrenos adjacentes à fábrica atual, mas uma decisão final sobre a compra deles ainda não foi feita, já que a possibilidade de começar do zero em outro lugar também está sendo avaliada.
"Estamos analisando a área ao redor", disse Otmar Szafnauer, chefe da equipe. "E há terrenos à venda ao lado da Force India."
"Os novos acionistas querem construir uma nova fábrica porque acreditam, assim como nós, que ter todos sob o mesmo teto melhorará o desempenho".
"No momento temos 100 funcionários aerodinâmicos em outro lugar, eles tinham escritórios no túnel de vento, o que fazia sentido, mas agora que estamos cheios (na fábrica) não podemos trazê-los."
"Temos três hectares no momento e, se comprarmos em volta, teremos sete para chegar a cerca de dez hectares. Em quanto tempo? Provavelmente em dois ou dois anos e meio até que tudo esteja terminado."
Szafnauer disse que ainda estava decidindo construir uma nova fábrica e depois demolir a atual ou manter a última como base de fabricação.
"Pensamos em fazer exatamente isso e ter todos sob o mesmo teto ou manter a antiga sede apenas para fabricar e construir uma nova para todo o resto. Seria bom ter a fabricação sob o mesmo teto, como os outros fazem, o caso da Williams e McLaren".
Quanto à possibilidade de mudar para um novo lugar, o chefe da Force India disse: "Podemos fazer isso, todas essas coisas ainda estão no ar, se trata de saber qual é a melhor opção".
"Se o preço não é razoável, há um monte de terra por aí, podemos conseguir algo lá, acho que a chave não é se mover muito para não afetar a maneira como as pessoas vão trabalhar, essa é a chave realmente. Tem muita terra ao nosso redor."
Szafnauer disse que a equipe fará provisões para colocar um túnel de vento no local, mas somente se fizer sentido financeiro sob as restrições futuras.
"Se precisar, vamos. Mas os túneis de vento são realmente caros, como você sabe, custam de 50 a 100 milhões de libras, dependendo de como eles são. Se a FIA e FOM estão planejando reduzir isso, então por que construir um e gastar dois anos e 50 milhões e depois não poder usá-lo, temos que ter cuidado".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.