Force India temeu o mesmo destino que Caterham e Manor
Chefe de operações da Force India, Otmar Szafnauer admitiu que a equipe resgatada temia que sofresse a mesma morte de Caterham e Manor depois ficar em administração judicial








A salvação da Force India foi revelada nesta terça-feira, depois que seus administradores chegaram a um acordo com o consórcio liderado por Lawrence Stroll, pai do atual piloto da Williams, Lance Stroll.
Isso significa que a equipe salvou todos os 405 empregos e um financiamento “significativo” garantido, além de um compromisso de pagar integralmente seus credores.
Quando Caterham e Marussia entraram na administração no final de 2014, apenas a Marussia pôde continuar, tendo ganho novos investimentos com o nome Manor.
No entanto, foi colocada em administração novamente no final de 2016, antes de entrar em colapso para sempre.
"Há muita trepidação entre todos os membros da equipe e muita ansiedade, porque não sabíamos para onde estávamos indo.”
"É um grande alívio saber que há um futuro para a equipe. Poderemos continuar como uma equipe normal de Fórmula 1.”
Szafnauer desempenhou um papel fundamental em ajudar os administradores a encontrar investidores, com o consórcio de Stroll formado pelo empresário canadense André Desmarais, Jonathan Dudman da Monaco Sports and Management, o líder de negócios da moda John Idol, o investidor em telecomunicações John McCaw Jr, o especialista em finanças Michael de Picciotto e o parceiro de negócios de Stroll Silas Chou.
O plano dos novos proprietários ainda é desconhecido.
Vijay Mallya, co-proprietário da equipe nos últimos 11 anos, tem sido seu diretor oficial, com Bob Fernley atuando como vice. Szafnauer disse que não sabia se ele e Fernley manteriam suas posições.
"É cedo", disse ele. "Eu espero que eles mantenham a gerência sênior.
"Isso aconteceu, eu não me sentei com os novos proprietários para dizer 'o que vocês querem fazer?'"
Stroll tem ajudado a bancar a Williams nos últimos dois anos, quando seu filho, Lance, fez sua estreia na F1 com a equipe em 2017.
Espera-se agora que Stroll mude para a Force India, que provavelmente buscará uma mudança de nome agora que não está sob o controle de Mallya para 2019.
Szafnauer disse que a situação dos pilotos era a mesma que a do pessoal da equipe.
"No futuro próximo, teremos todas essas conversas", disse ele. "Mas isso está olhando para frente, sem olhar para trás."
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.