Fórmula 1 se prepara para reunião decisiva sobre regras de 2021
Categoria máxima do automobilismo mundial terá encontro crucial na próxima quarta-feira em Paris
Vários aspectos dos regulamentos da Fórmula 1 para a temporada 2021 ainda precisam ser decididos antes do prazo de 31 de outubro. Para isso, uma importante reunião acontece nesta quarta-feira em Paris, marcando a última chance de debater o assunto.
O encontro é o quarto de uma série realizada nos últimos meses especificamente para moldar as regras de 2021, com representantes da Associação de Pilotos de GPs convidados a se unir à Federação Internacional de Automobilismo (FIA), à F1 e às equipes.
Duas reuniões foram realizadas em Suzuka neste fim de semana, no decorrer das atividades do GP do Japão, a título preparatório para o encontro em Paris. Chefes de equipe discutiram detalhes de regulamentos esportivos.
As grandes equipes vêm adiando algumas das iniciativas, especialmente aquelas relacionadas a peças padrão. "Alguns dos regulamentos chegaram no meu e-mail nesta manhã", disse Zak Brown, CEO da McLaren, na sexta-feira.
“Teremos o equilíbrio de como será o futuro da F1 em nossas mãos na próxima semana e, depois, o documento deve ser finalizado até o final de outubro. Acho que a F1 precisa de uma mudança radical”.
“A quantidade de dinheiro que estamos gastando é desnecessária em relação a fazer um ótimo show para os fãs, que é o que o automobilismo deve fazer em primeiro lugar”, seguiu na análise o dirigente norte-americano.
“Se você tem muitos fãs ao redor do mundo, terá muitos patrocinadores, muitos promotores vendendo ingressos, muitos fabricantes vendendo carros de passeio, etc. Acho que os gastos da F1 são muitos, e precisamos de corridas mais equilibradas e mais imprevisibilidade”.
“Acho que a Fórmula 1 está no caminho certo. Acho que precisa de uma mudança drástica e estou confiante de que isso acontecerá em 2021”, completou o CEO da tradicional equipe britânica de Woking.
Chefe de equipe da Scuderia Ferrari, o engenheiro italiano Mattia Binotto concordou que o encontro em Paris será "muito importante, porque esse é o último antes do final do mês em que haverá nova votação".
"Acho que ainda há muitos pontos em aberto e as conversas estão em andamento, então é difícil dizer como será a conclusão de todas essas discussões", disse Binotto. "Existem vários interesses entre as equipes e a F1, e também entre as equipes e a FIA”.
“Mas certamente pretendemos desempenhar nosso papel, já que acreditamos que a Ferrari tem uma voz muito importante nas discussões, mas sem dúvida ainda há muitos pontos a serem abordados".
Binotto reiterou que a Ferrari não está interessada em usar seu poder de veto nas discussões de 2021. “Isso realmente seria uma pena. Não acho que deve ser o caso. Acho que temos uma discussão boa e aberta e espero que possamos encontrar o compromisso certo no final”.
Otmar Szafnauer, da Racing Point, confirmou que ainda há muito a ser acordado antes da próxima reunião. "Ainda há muitas coisas no ar", disse ao Motorsport.com. "Acho que saberemos mais quando todos nos encontrarmos em Paris. Ainda há coisas sérias em disputa”.
“Acho que todos deveriam expressar suas opiniões. O objetivo é ter predominantemente algo alinhado. O Conselho Mundial de Automobilismo tem que votar em algo no dia 31”, ponderou o dirigente.
Szafnauer admitiu que algumas das ideias originais propostas por FIA e F1 não foram concretizadas: “As coisas se diluíram um pouco. Limite de custo, melhor distribuição de renda e coisas assim”.
“As coisas estão acontecendo, mas não no mesmo nível que algumas equipes pequenas desejavam. Eu acho que se você olhar, provavelmente é um compromisso. As grandes equipes provavelmente não queriam nada”.
Efeito solo
A principal mudança prevista para 2021 é a reintrodução do efeito solo. O controverso sistema que 'gruda' os carros no chão e beneficia as ultrapassagens já foi banido da F1 no passado por ser considerado perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre as curiosidades sobre o efeito solo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.