GP do Japão: Supertufão ruma para o norte do país e F1 está fora de risco
Suzuka teve apenas chuva forte neste sábado e com isso F1 mantém GP do Japão nesta madrugada
O supertufão Hagibis passou por Suzuka sem causar grandes transtornos e seguiu para o norte do Japão. Com isso, a Fórmula 1 deve seguir o planejamento divulgado na última quinta-feira, com o treino classificatório acontecendo neste sábado às 22h (horário de Brasília) e a corrida quatro horas mais tarde, às 2h da manhã de domingo.
A cidade enfrentou fortes chuvas a tarde e passou o dia com o céu coberto por nuvens escuras. No entanto, os cidadãos não enfrentaram nenhuma situação mais grave. Nenhum incidente foi reportado na área do circuito e a F1 manteve a agenda combinada.
De acordo com a prefeitura de Suzuka, o nível de alerta foi reduzido e as instalações de evacuação já foram fechadas. No entanto, os cidadãos foram avisados para manterem distância da praia por conta das fortes ondas que estão chegando ao litoral do país.
A previsão climática aponta que a cidade terá um domingo ensolarado com apenas 10% de chances de chuva. O que significa que a classificação e a corrida deverão transcorrer normalmente.
Centro e Norte do país são os mais afetados
Tufão Hagibis sobre o Japão
Photo by: Google
Por outro lado, o sábado foi de muita apreensão em outras regiões do Japão, pois os ventos fortes e o grande volume de chuva causaram inundações e deslizamentos de terra. A cidade de Hakone já acumula 1000mm de precipitação nas últimas 48 horas, mesma quantidade de chuva esperada para os próximos três meses.
As últimas informações divulgadas pelo departamento de meteorologia do Japão informavam que as autoridades haviam ordenado a evacuação de 4 milhões de pessoas nas regiões central e norte do país. Os cidadãos estão sendo orientadas a buscar os abrigos coletivos providenciados pelos governos locais.
As prefeituras que decretaram a evacuação de partes da população foram: Iwate, Miyagi, Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Chiba, Tokyo, Kanagawa, Niigata, Yamanashi, Nagano e Shizuoka.
Até o momento foram registradas duas mortes e oito pessoas desaparecidas. Além disso a rede de notícias NHK comunicou que mais de 80 pessoas se feriram em decorrência do tufão Hagibis e que cerca de 430 mil estão sem energia elétrica.
Veja imagens da preparação da F1 para a chegada do tufão:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.