Grosjean escapa de exclusão de GP da Estíria e vai largar do pitlane; entenda
Haas entregou carro ao parque fechado mais de três horas acima do limite, mas comissários da FIA decidiram não excluir piloto francês
Romain Grosjean ficou próximo de ser desqualificado para o GP da Estíria, depois que sua equipe, a Haas, quebrou as regras do parque fechado na noite de sábado.
O francês não conseguiu completar uma volta na sessão de classificação, depois de sofrer uma falha na bomba de água em sua primeira volta no Q1 e largará em último.
A Haas trabalhou na solução do problema na noite de sábado e além do prazo de três horas e 30 minutos pelo qual os carros de F1 precisam ser colocados no parque fechado após a classificação.
No final, a equipe terminou seus esforços às 23h20, mais de três horas após o horário.
Além exceder o tempo do parque fechado, seu trabalho também não foi conduzido sob a supervisão de um fiscal, o que é uma violação adicional das regras.
Após uma investigação pelos comissários no domingo de manhã, ficou claro que a penalidade normal por tal violação poderia ser a exclusão de um evento.
No entanto, como a Haas comunicou os comissários antes de começar os trabalhos, a FIA decidiu permitir que ele iniciasse a corrida, mas agora largando do pitlane.
Uma declaração dos comissários diz: "Em geral, uma violação dos regulamentos do parque fehado pode levar o piloto a ser desclassificado do evento".
Ele acrescentou: "Nesse caso em particular, os comissários aceitaram que claramente existiam circunstâncias atenuantes, já que a equipe não seria capaz de ter o carro na corrida sem violar os regulamentos e abordaram os comissários antes.”
"Nesse sentido, ressalta-se que a penalidade aplicada não deve ser vista como um precedente para futuras infrações."
Q4: grid do GP da Estíria tem show de Hamilton, Sainz, Gasly e Russel; Ferrari segue mal
PODCAST: Bastidores do início da F1 na Áustria e participação de Felipe Drugovich
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.