Grosjean “não se perdoaria” com fase ruim como a de 2018
Piloto diz ter parado de ligar para problemas no meio da temporada e antes mesmo de ressurgir sabia que resultados seriam bons
Romain Grosjean diz que não seria capaz de perdoar a si mesmo se sofresse uma repetição dos problemas que marcaram a primeira metade de sua temporada de 2018 na Fórmula 1.
Embora a temporada do francês tenha começado bem com uma forte exibição na Austrália antes dos problemas de pitstop da Haas, ele mais tarde enfrentou uma série de incidentes e acidentes que deixaram o seu futuro na F1 em dúvida.
Mas depois de ter sua abordagem mental de volta aos trilhos, Grosjean fez um final muito forte de ano que o ajudou a garantir um novo contrato.
Perguntado sobre o que precisa fazer neste inverno para garantir que tenha o melhor desempenho em 2019, Grosjean disse: "definitivamente não posso cometer os mesmos erros que cometi neste ano”.
"Eu não acho que me perdoaria se eu tivesse outro início de temporada como eu tive.”
"Definitivamente aprendi muito este ano, entendendo o que havia acontecido. Lembro-me que na semana anterior ao Grande Prêmio da Alemanha liguei para o meu empresário e falei 'voltei'.”
"Mesmo antes de dirigir o carro, eu disse 'voltei' e estava de volta.”
"Foi como se tudo estivesse no lugar certo e era como 'foda-se isso, isso, isso e isso'. Eu segui em frente. Foi uma ótima experiência: coisas que você nem percebe que podem incomodar você."
O retorno de Grosjean para a boa formar neste ano foi comparado à forma como ele se levantou depois de ter sido banido por causar um acidente na primeira curva do GP da Bélgica de 2012.
No entanto, ele acha que a recuperação deste ano é algo mais especial por causa da maneira que ele teve que cavar fundo para descobrir por que não estava indo bem.
"Tem sido interessante, e estou muito orgulhoso da maneira como me recuperei também", disse ele. "Em um ponto as pessoas estavam pensando que eu deveria ficar em casa. Eu pensei que ainda tinha al go a dar. E eu ainda tinha, eu só precisava entender por que eu não estava entendendo direito."
Perguntado pelo Motorsport.com se sabia o que era necessário para evitar que uma repetição dos problemas novamente, ele disse: "espero que sim, espero que sim”.
"Você nunca sabe até que faça isso. Mas até agora eu sempre aprendi minhas lições e não cometi o mesmo erro duas vezes. Espero que seja o mesmo caso novamente."
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18
Photo by: Erik Junius
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.