Recomendado para você

Grosjean volta a pilotar carro de F1 pela primeira vez desde acidente no Bahrein

Piloto franco-suíço participará de teste de carros anteriores e guiará modelo de 2023; Ayao Komatsu atuará como engenheiro de corrida

Romain Grosjean, Haas F1  Team

Romain Grosjean pilotará o carro de Fórmula 1 de 2023 da Haas em Mugello na sexta-feira, marcando sua primeira corrida em carros de F1 desde o terrível acidente no GP do Bahrein de 2020.

Leia também:

Um dos pilares da equipe durante os primeiros anos, Grosjean ingressou na Haas em 2016 e marcou 104 pontos durante suas cinco temporadas com a equipe americana. Quando estava próximo de deixar o time no final de 2020, sofreu um acidente terrível na volta de abertura da corrida do Bahrein, quando seu carro atravessou a barreira e acabou em chamas por causa de uma linha de combustível rompida.

Graças ao halo, Grosjean escapou do incidente com apenas queimaduras nas mãos e nas pernas, embora tenha sido substituído por Pietro Fittipaldi nas duas últimas corridas da temporada, enquanto se recuperava dos ferimentos.

Romain Grosjean, Haas F1, emerges from flames after a horrific crash on the opening lap of the Bahrain Grand Prix, Marshals attend the accident

Romain Grosjean, Haas F1, emerges from flames after a horrific crash on the opening lap of the Bahrain Grand Prix, Marshals attend the accident

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Embora Grosjean devesse marcar seu retorno às máquinas da F1 com um teste no circuito de Paul Ricard em 2021 com a Mercedes, as restrições da Covid-19 fizeram com que isso fosse cancelado. Quatro anos após esses planos terem sido frustrados, Grosjean voltará a correr com sua antiga equipe em um teste de carros anteriores. Ele testará com o VF-23 pilotado por Nico Hulkenberg e seu ex-companheiro de equipe Kevin Magnussen.

O chefe da equipe, Ayao Komatsu, que foi o engenheiro de corrida de Grosjean na Haas e na Lotus, desempenhará a mesma função em Mugello.

"Estou muito emocionado por receber Romain Grosjean de volta em um carro de Fórmula 1 pela primeira vez em cinco anos, mas especialmente orgulhoso por ele estar retornando em um de nossos carros. É muito apropriado", disse Komatsu. "Romain e eu trabalhamos juntos durante toda a sua carreira na F1, então esse teste em Mugello tem um significado especial para nós dois".

Romain Grosjean, Haas VF-20

Romain Grosjean, Haas VF-20

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

"Estou muito feliz por ele ter abraçado a oportunidade de voltar ao volante conosco, um dia que será ainda mais especial por ter tantos membros da equipe original reunidos para testemunhar isso. Deve ser um dia divertido e, conhecendo Romain como conheço, sei que ele vai querer dar tudo de si como sempre. Não espero nada menos do que isso, até porque já falamos sobre fazer isso acontecer há muito tempo", acrescentou. 

Após o fim da carreira na F1, Grosjean foi para a IndyCar em 2021, juntando-se à Dale Coyne Racing para uma campanha de estreia bem-sucedida, antes de passar os dois anos seguintes com a Andretti. Em seguida, correu pela Juncos Hollinger Racing em 2024, antes de se transferir para a estreante Prema em um papel de reserva.

Grosjean usará o capacete com o qual planejava correr em seu último GP em 2020, com um design feito pelos filhos, antes que seu período na F1 fosse interrompido.

"Sou incrivelmente grato ao Gene Haas e a Ayao Komatsu por me convidarem para participar do teste em Mugello", falou Grosjean. "Dizer que estou animado para voltar ao volante de um F1 seria, naturalmente, um eufemismo. Eu realmente não consigo acreditar que já se passaram quase cinco anos, mas voltar e ter essa experiência com minha antiga equipe é realmente especial".

"Estou animado para ver todos, tenho certeza de que passaremos algum tempo relembrando os velhos tempos, mas também estou ansioso para ser útil em relação à agenda de pista com o VF-23. É ótimo que a equipe agora tenha o programa de carros anteriores como parte de seu desenvolvimento contínuo", concluiu. 

O ex-piloto da IndyCar e analista da F1TV James Hinchcliffe também pilotará o carro em Mugello. Será a primeira vez que o canadense (seis vezes vencedor de corridas na IndyCar) pilotará máquinas de F1.

MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | Com FELIPE BAPTISTA, piloto da Stock Car

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior Massa quer que processo em busca do título da F1 2008 seja tomado como exemplo: "Chave para evitar fraude no futuro"
Próximo artigo F1: Todos os pontos que Verstappen, Norris e Piastri perderam na luta pelo título de 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros