Há 10 anos, Vettel iniciava reinado da Red Bull com vitória na China; Relembre
Em 19 de abril de 2009, Vettel deu à Red Bull sua primeira vitória na Fórmula 1, na China. Relembre o GP com imagens exclusivas do Motorsport.com
Na temporada 2009 da Fórmula 1, a categoria experimentou uma mudança importante nas regulamentações e a Brawn GP, nascida das cinzas da Honda, foi a que melhor se adaptou às novidades. A escuderia aproveitou uma brecha das regras para criar um difusor duplo que lhe deu vantagem durante a primeira parte da temporada.
Jenson Button ganhou fácil as duas primeiras corridas, alcançando uma liderança que não seria ameaçada até o final. Porém, apesar de vencer os títulos de pilotos e de construtores, a Brawn não conseguiu que o brasileiro Rubens Barrichello ficasse em segundo no campeonato. O motivo? Sebastian Vettel, em seu primeiro ano na Red Bull. Há 10 anos, o alemão deu à escuderia austríaca a sua primeira vitória na categoria máxima do automobilismo.
Em 19 de abril, a F1 desembarcou na China para a terceira prova do ano. No seco, e contra as probabilidades, Vettel cravou a pole com a RB5, à frente da Renault de Fernando Alonso. Foi a primeira pole position da Red Bull, que disputava sua quinta temporada e cujos melhores resultados eram os terceiros lugares de David Coulthard (Mônaco 2006 e Canadá 2008) e Mark Webber (Europa 2007). O fim de semana foi marcado pelo clima incerto, e a corrida começou com safety car, sob muita chuva.
Em Xangai, Vettel foi melhor que todo mundo. Alonso teve problemas no começo e foi para o fundo do grid. No molhado, a Red Bull teve uma dobradinha momentânea, já que Webber estava em segundo. A dupla se safou de vários toques em posições mais recuadas (entre outros, Hamilton foi atingido).
No final da volta 14, Webber entrou nos boxes e Vettel parou no giro seguinte, dando a liderança para Button. Quatro voltas depois, houve um grande acidente entre a BMW-Sauber de Robert Kubica e a Toyota de Jarno Trulli, que trouxe o safety car de volta à pista. A Brawn aproveitou para parar e Vettel voltou à liderança, com Button entre ele e Webber.
A corrida foi retomada na 23ª volta, e Alonso continuou sua recuperação (chegou a nono no giro 24). Webber e Button alternaram em segundo lugar e Vettel manteve a liderança da corrida sem problemas. Do quinto posto, Alonso fez sua última parada na volta 35, mas rodou três giros depois.
No volta 37, Vettel fez sua segunda parada, deixando as duas primeiras posições para Webber e Button. Webber parou logo em seguida e Button começou a sofrer com seus pneus. Quando o britânico parou, saiu atrás das duas Red Bull. O líder do mundial e subseqüente campeão terminou em terceiro, à frente de seu companheiro Barrichello.
A chuva se intensificou na parte final da corrida, mas nada impediu Vettel de receber a bandeira quadriculada em primeiro, com mais de 10 segundos para Webber e 45 para Button.
O alemão já havia vivido seu primeiro fim de semana triunfante um ano antes, no GP da Itália, quando se tornou o mais jovem a conquistar a pole e a vitória (seria superado por Max Verstappen anos depois) na única subida da Toro Rosso ao alto do pódio.
No final de 2009, Vettel e Red Bull terminaram em segundo. O alemão ficou a 11 pontos de Button, enquanto a Red Bull empatou com a Brawn em número de poles (cinco). Depois da vitória inaugural, a equipe ainda teria mais cinco triunfos, totalizando seis na temporada. Quatro com Vettel e dois com Webber.
O fato é que a corrida de 2009 na China estabeleceu as bases para o que viria depois: uma era de quatro títulos consecutivos de pilotos e construtores, sequência impressionante que só ocorreu em outros três períodos da história da Fórmula 1: com a McLaren de Ayrton Senna e Alain Prost no final dos anos 80; com a Ferrari de Michael Schumacher no início dos anos 2000; e com a Mercedes de Lewis Hamilton - e Nico Rosberg - na era híbrida.
GALERIA: os carros de Vettel na Fórmula 1 e seus 'nomes'
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.