Conteúdo especial

Há 32 anos, Ayrton Senna testava um F1 pela primeira vez

A primeira equipe a dar uma oportunidade ao brasileiro veio ser justamente a última de sua carreira, a Williams

Ayrton Senna

Efeméride

Sur deux ou quatre roues, replongez-vous dans l'Histoire des sports mécaniques, celle qui a écrit la légende des hommes et des machines durant des décennies.

Ayrton Senna
Ayrton Senna
Ayrton Senna
Um ventilador de Ayrton Senna

No dia 19 de julho de 1983, há exatos 32 anos, Ayrton Senna dirigiu um carro da Fórmula 1 pela primeira vez. Enquanto o brasileiro estava à procura de uma equipe para fazer sua estreia oficial na categoria, Frank Williams ofereceu a primeira oportunidade.

O teste foi realizado no circuito de Donington Park, local em que dez anos depois Senna teria uma de suas maiores performances dentro da F1, na McLaren MP4-8.

No teste, Senna teve um desempenho formidável, quebrando o recorde da pista e fazendo voltas mais rápidas do que pilotos regulares.

No entanto, este não foi o único teste que Senna fez. Antes de tomar a decisão de como seria o seu ano de 1984, o brasileiro também testou pela Brabham, que na época tinha como piloto oficial outro brasileiro, Nelson Piquet, que havia acabado de conseguir o bicampeonato da Fórmula 1. O teste da Brabham foi realizado no circuito de Paul Ricard, no sul da França.

Senna também participou de testes para a McLaren, onde se mostrou mais rápido do que Martin Brundle e Stefan Belof. Mas foram os ensaios com a Toleman, em Silverstone, que definitivamente abriram o caminho para a F1. Foi com esta equipe que Senna estreou oficialmente na maior categoria do automobilismo mundial, numa temporada que teve como ponto alto um segundo lugar em Monte Carlo.

Mais tarde, Senna se reencontrou a McLaren, conquistando seus três títulos, e o restante da história todos nós sabemos. 

Grande Prêmio da Itália

Seja um tiffosi no tradicional Autodromo Nazionale di Monza. O GP da Itália é imperdível e você pode viver de perto essa emoção com a AMK Viagens. CONFIRA AQUI!

Artigo anterior Coulthard: o perigo sempre será parte da F1
Próximo artigo Ex-presidente da Ferrari diz que Bianchi substituiria Raikkonen

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil