Há 36 anos, Ayrton Senna estreava na F1 no GP do Brasil
Entre os cinco pilotos novatos, Senna foi o melhor na classificação, mas seu primeiro GP durou apenas oito voltas
Em 25 de março de 1984, a Fórmula 1 iniciava sua temporada daquele ano com o GP do Brasil, que ficou marcado com o quinteto de pilotos que faziam sua estreia na categoria naquela prova. Entre eles, Ayrton Senna e Martin Brundle. Além deles, Stefan Bellof, Philippe Alliot e François Hesnault.
Entre os novatos, Senna foi o melhor qualificado na classificação. O futuro tricampeão mundial largaria apenas na 17ª colocação e, apesar de ter feito um tempo 5s mais alto que o da pole, de Elio de Angelis com sua Lotus, ele estava a frente de seu companheiro de Toleman, o venezuelano Johnny Cecotto.
Leia também:
Brundle, que havia perdido para Senna na Fórmula 3 Britânica em 1983, foi o 19º. Hesnault foi o 20º, Bellof o 23º e Alliot o 26º e último do grid.
Na corrida, Senna foi o primeiro a abandonar, com seu primeiro GP na F1 durando apenas oito voltas, antes de um problema no turbo. Ao longo da prova, Bellof, Alliot e Hesnault também abandonaram, enquanto Martin Brundle foi o único dos novatos a ver a bandeira quadriculada, terminando em quinto lugar.
Porém, no final do ano, a equipe de Brundle, a Tyrell acabou sendo desqualificada de toda a temporada por várias quebras do regulamento técnico, incluindo o uso de esferas de chumbo no tanque de combustível como lastro.
No final da temporada de 1984, Senna foi o melhor dos cinco novatos no Mundial de Pilotos. O brasileiro terminou em nono, com 13 pontos conquistados e empatado com Nigel Mansell. Senna subiu ao pódio três vezes, com um segundo lugar (em Mônaco) e dois terceiros lugares (Grã-Bretanha e Portugal).
Mesmo com bons resultados, o primeiro ano de Senna na F1 não foi dos mais fáceis. Das 16 provas do ano, o brasileiro abandonou 7 etapas, não conseguiu se classificar no GP de San Marino (ele terminou a classificação em 28º, com apenas 26 vagas no grid), além de não ter participado do GP da Itália, após ser suspenso pela Toleman por um GP por não ter avisado a equipe que havia assinado contrato com a Lotus para 1985.
Para relembrar a ocasião, o Motorsport.com montou uma galeria com imagens do GP do Brasil de 1984, que você confere abaixo:
PODCAST #035 - Senna é o melhor piloto de todos os tempos da F1?
VÍDEO: Filmes e séries de automobilismo para ver na quarentena do coronavírus
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 | Prema "conversa" com Sargeant para Indy; Alex Rossi é opção
F1: Há 40 anos, Senna mostrava sua genialidade na chuva no GP de Mônaco
Gil de Ferran será homenageado nas 500 Milhas de Indianápolis
Últimas notícias
Dakar: Moraes tem 48 horas de tensão no deserto
F1 - Mercedes: Atraso no desenvolvimento é o culpado por performance oscilante em 2024
Dakar: Baciuska tem tempo restituído e vence etapa 2; tempestade força mudança de rota e Sainz é forçado a abandonar
F1: Red Bull ainda mantém portas abertas para Sainz
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.