Hamilton defende estratégia, mas diz: “Contra meu espírito”
Inglês diz que recuou na briga com Vettel para economizar motor, mesmo que seu desejo pessoal era de competir até o fim
Lewis Hamilton defendeu a tática de recuar nos ataques a Sebastian Vettel nos instantes finais do GP da Austrália de F1, mesmo que admita que a postura foi na contramão de seu “espírito de corridas”.
O inglês liderou a primeira parte da prova depois de partir da pole position, mas foi surpreendido por Vettel durante o período do safety car virtual. O alemão conseguiu parar no box e assumir a liderança, onde permaneceu até a bandeirada.
Hamilton esboçou um ataque ao piloto da Ferrari nas voltas derradeiras, mas, no fim, reduziu drasticamente o ritmo para terminar 5s atrás do rival na pista.
O piloto da Mercedes afirmou que a decisão de reduzir o ritmo foi correta. “Eu tinha de economizar motor. Ele estava superaquecendo”, detalhou o tetracampeão.
“Eu tenho de fazer sete corridas com esse motor, de preferência até mais se eu puder. Então, eu estava andando no limitador de giros e estava quente demais, mas estava forçando.”
“Ao mesmo tempo, fiquei nervoso em danificar o motor. Eu o resfriei e comecei a me aproximar de novo, e cheguei relativamente perto.”
“Depois, simplesmente pensei que não conseguiria passá-lo. Meus pneus estavam ainda piores. Estava guiando a 110%, arriscando tudo apenas por sete pontos. Eu deveria provavelmente me afastar, economizar motor e usar sua vida nas próximas corridas. Isso vai contra meu espírito de corridas – eu quero correr até a linha de chegada.”
Hamilton reconheceu que tal tática também é condizente à F1 de hoje. “A propósito, o esporte está configurado para ter economia de combustível e coisas assim, com três motores [por temporada]. Você precisa pensar nisso e recuar. Então, provavelmente isso não é empolgante para os fãs, mas quero terminar minha temporada com esses três motores. Não quero precisar usar um quarto.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.