Relato da corrida
Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

Hamilton domina corrida na Inglaterra com drama para Vettel

Piloto da casa comanda GP em Silverstone do início ao fim e vence sem ser incomodado em dia de crise de pneus no fim da prova; Massa é 10º

Lewis Hamilton, Mercedes-Benz F1 W08

O inglês Lewis Hamilton venceu o GP da Grã-Bretanha neste domingo (16), em Silverstone. O piloto da Mercedes não teve concorrência à altura e liderou de ponta a ponta a corrida em seu país. Esta foi sua vitória de número 57 na carreira e sua quinta na Inglaterra, empatando com Jim Clark e Alain Prost – recordistas de triunfos da corrida.

Atrás de Hamilton, a disputa pelos outros lugares do pódio foi animada, com Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel, Valteri Bottas e Max Verstappen. Vítima do déficit de desempenho da Red Bull, Verstappen até que tentou, mas não conseguiu se segurar na briga após as paradas e foi o quinto.

Raikkonen tinha a segunda posição até as últimas três voltas, mas acabou vendo um de seus pneus dianteiros falhar e teve que ir aos pits. Bottas se aproveitou de uma estratégia diferente (largando com os pneus macios e terminando com os supermacios) para passar por Vettel nas últimas voltas e ficar com o segundo lugar após largar de nono.

Sebastian Vettel, que seria o terceiro, teve dia difícil. Seu pneu dianteiro esquerdo acabou falhando uma volta depois de Raikkonen em um ponto pior da pista, onde Vettel acabou saindo da pista. No fim, Sebastian foi o sétimo, após trocar seu pneu na última volta. Ele viu sua vantagem de 20 pontos reduzir para apenas um ao fim desta prova.

O brasileiro Felipe Massa largou bem, e foi de 13º no grid (após o abandono de Palmer antes da largada) para décimo. O brasileiro apresentou um bom ritmo e manteve o ponto até o fim da prova, pressionando as Force Indias que terminaram em oitavo e nono.

A corrida

Na volta de apresentação, Jolyon Palmer parou com seu carro na reta do Hangar com problemas hidráulicos O piloto deixou seu carro em posição perigosa e a primeira largada foi abortada. Com isso, uma volta foi tirada da distância original da prova.

Na largada, Hamilton manteve a ponta com Raikkonen em segundo e Verstappen ganhando a posição de Vettel. Hulkenberg perdeu mas recuperou o quinto lugar de Ocon. Massa subiu para décimo.

Na primeira volta, os dois carros da Toro Rosso bateram na curva Becketts tirando Carlos Sainz Jr da prova e levando Daniil Kvyat aos pits. Pelo acidente, o russo foi investigado e punido com drive-through.

O Safety Car veio à pista. Na volta, o top-5 permaneceu inalterado, com Hamilton, Raikkonen, Verstappen, Vettel e Hulkenberg.

Bottas passou por Ocon e Hulkenberg e assumiu a quinta posição. Ele se aproximou de Vettel e Verstappen quando os dois começaram a duelar pelo terceiro lugar. Na volta 19, o alemão foi para os boxes para tentar superar Verstappen. O piloto retornou rápido e conseguiu superar Max, que acabou tendo um delay na roda traseira esquerda.

Kimi Raikkonen parou e retornou à frente de Vettel. Hamilton parou na volta 26 e retornou à frente de Bottas, continuando em primeiro.

Bottas foi o último dos primeiros a parar. O top-5 ficou Hamilton, Raikkonen, Vettel, Bottas e Verstappen.

Bottas aproveitou o desgaste de pneus da Ferrari e ficou em segundo. Vettel teve que ir aos pits na última volta e ficou apenas em sétimo.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece na Hungria, no dia 30 de julho.

Resultado:

Pos.PilotoChassiMotorDif.
1 united_kingdom Lewis Hamilton  Mercedes Mercedes  
2 finland Valtteri Bottas  Mercedes Mercedes 14.063
3 finland Kimi Raikkonen  Ferrari Ferrari 36.570
4 netherlands Max Verstappen  Red Bull TAG 52.125
5 australia Daniel Ricciardo  Red Bull TAG 1'05.955
6 germany Nico Hulkenberg  Renault Renault 1'08.109
7 germany Sebastian Vettel  Ferrari Ferrari 1'33.989
8 france Esteban Ocon  Force India Mercedes 1 volta
9 mexico Sergio Perez  Force India Mercedes 1 volta
10 brazil Felipe Massa  Williams Mercedes 1 volta
11 belgium Stoffel Vandoorne  McLaren Honda 1 volta
12 denmark Kevin Magnussen  Haas Ferrari 1 volta
13 france Romain Grosjean  Haas Ferrari 1 volta
14 sweden Marcus Ericsson  Sauber Ferrari 1 volta
15 russia Daniil Kvyat  Toro Rosso Renault 1 volta
16 canada Lance Stroll  Williams Mercedes 1 volta
17 germany Pascal Wehrlein  Sauber Ferrari 1 volta
Abn spain Fernando Alonso  McLaren Honda  
Abn spain Carlos Sainz Jr.  Toro Rosso Renault  
Abn united_kingdom Jolyon Palmer  Renault Renault  
In this article
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior Nasr mira Indy em tentativa de voltar às pistas
Próximo artigo Hamilton cola em Vettel após GP da Inglaterra; veja tabela

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros