Hamilton na Ferrari e Márquez na Ducati: entenda diferenças e semelhanças
Duas das principais categorias do esporte a motor do mundo têm expectativas estratosféricas a partir de 2025
Um dia antes da apresentação de Lewis Hamilton na Ferrari, a Ducati realizou um evento especial no resort de esqui italiano Madonna di Campiglio, no qual revelou sua mais recente aquisição, Marc Márquez.
Há paralelos inquestionáveis entre o seis vezes campeão mundial de MotoGP e o sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, à medida que eles se voltam para equipes italianas na esperança de conquistar seu próximo título.
Enquanto a Ducati liderou confortavelmente a classificação de construtores na MotoGP, a Ferrari não ganha o título equivalente na F1 desde 2007.
A Ducati, liderada pelo guru técnico Gigi Dall'Igna, lidera a corrida de desenvolvimento da MotoGP desde 2022 e, embora a Ferrari parecesse ter uma vantagem sobre seus concorrentes no início da atual era das regras da F1 em 2022, ela foi superada pela Red Bull e McLaren nesse período.
Mas também há algumas semelhanças entre as duas equipes, embora competindo em disciplinas diferentes.
Recepções mistas
Na maior parte, a recepção de Hamilton foi positiva, com a participação dos fãs em sua primeira experiência em um carro de F1 da Ferrari, uma prova de quão bem ele foi recebido.
No entanto, também houve duas figuras que criticaram a decisão da Ferrari de contratar o piloto de 40 anos.
O ex-chefe da Ferrari Mattia Binotto disse que não teria contratado Hamilton se ele ainda estivesse no comando, enquanto o ex-piloto de F1 Ralf Schumacher estava entre outros que também criticaram a mudança.
Enquanto isso, a Ducati admitiu que também enfrentou uma reação "dividida" na Itália à chegada de Márquez à equipe. A equipe disse que a recepção foi mista, pois selecionou Márquez em vez de Jorge Martin para ser o companheiro de equipe de Francesco Bagnaia.
Márquez foi um espinho no lado da Ducati no passado e anteriormente visto como o inimigo.
De uma perspectiva italiana mais ampla, isso explodiu em sua amarga rivalidade com Valentino Rossi da Yamaha em 2015, quando este último acusou Márquez de tentar ajudar o compatriota espanhol Jorge Lorenzo (companheiro de equipe de Rossi na Yamaha) na luta pelo título. A dupla chegou às vias de fato na pista da Malásia e a paz nunca foi totalmente restaurada.
Campioni In Pista with Marc Marquez and Francesco Bagnaia, Ducati Team
Photo by: Ducati Corse
Em tempos mais recentes, Márquez triunfou contra Andrea Dovizioso da Ducati em suas batalhas pelo título entre 2017-19 antes da era de dominação da Ducati começar em 2022, levando Márquez a reconhecer que não poderia vencê-los com a Honda, então se juntou a eles em 2024 com uma mudança para a Gresini.
Agora que ele mudou de lado, ele também precisará mudar algumas opiniões.
Ambos têm um ponto a provar
Hamilton cortou relações com a Mercedes porque sentiu que a Ferrari lhe oferecia a melhor chance de ganhar o oitavo título mundial, enquanto Márquez se juntou à Ducati para pilotar uma moto competitiva.
O piloto britânico provou que ainda tem velocidade na temporada passada com suas duas vitórias em Silverstone e Spa, enquanto Márquez teve uma temporada forte com a Gresini com três vitórias em Aragón, Misano e Phillip Island — a primeira delas encerrando uma espera de 1.000 dias por outra vitória na MotoGP, após superar lesões que ameaçavam sua carreira.
Não se engane, Hamilton e Márquez são capazes de aumentar a contagem de títulos nesta temporada e estão ansiosos para provar que seus respectivos céticos estão errados.
Gestão é a chave
Esta é a primeira vez desde 2014 que a Ferrari tem dois pilotos claramente número 1. Naquela época, foi uma parceria de curta duração de uma temporada entre Fernando Alonso e Kimi Raikkonen.
Juntos, eles entregaram um retorno de pontos decepcionante, já que a Ferrari terminou a temporada em quarto lugar no campeonato. A ressalva é que esta foi a temporada de abertura da era híbrida e dominada pela Mercedes e Hamilton.
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 Team, Charles Leclerc, Scuderia Ferrari
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
Como Charles Leclerc aceitará Hamilton entrando na equipe será a chave. A Ferrari foi moldada em torno do monegasco e Hamilton é o outsider.
No entanto, a julgar pela reação às suas corridas de estreia, ele tem uma chance de ofuscar Leclerc em termos de perfil, algo que pode afetar a política interna da equipe.
O mesmo pode ser dito da Ducati também. Ter Bagnaia, um bicampeão mundial de MotoGP, e seu rival mais próximo na mesma equipe vai exigir algum gerenciamento.
Bagnaia e Márquez também têm histórico anterior. Eles se enfrentaram em Portugal no ano passado e há toda a probabilidade de que se enfrentem novamente enquanto lutam por vitórias.
Este é um novo território para a Ducati, que precisará encontrar uma maneira de manter a paz e garantir que as corridas permaneçam justas.
Enquanto isso, tanto a Ferrari quanto a Ducati estão se deleitando com a publicidade e a onda positiva de promoção.
No entanto, assim que a temporada começar, a aparência provavelmente mudará e como eles gerenciarão seus respectivos pilotos será crucial.
BORTOLETO tem desempenho “EXCELENTE” em testes da SAUBER em Ímola; saiba TODOS os DETALHES
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com analisa o que Hamilton pode esperar na Ferrari
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.