Honda vai tentar usar atualizações no GP do Japão
Fabricante testará motor atualizado em casa nesta semana, depois de decidir não competir com ele na Rússia
A Honda apresentou sua mais recente especificação no treino de sexta-feira, em Sochi, para o deleite da Toro Rosso, mas voltou para a especificação mais antiga no resto do fim de semana.
Esta foi uma medida de precaução depois que a Honda descobriu algum "comportamento inadequado" quando o motor estava sendo usado na pista.
A fabricante está confiante de que será capaz de reintroduzir o motor atualizado, sem punições, para a corrida em casa, em Suzuka, mas não saberá ao certo até o final desta semana.
"Precisamos avaliar os dados do teste", disse o diretor técnico da Honda F1, Toyoharu Tanabe, ao Motorsport.com. "Planejamos fazer um teste dinâmico com as novas especificações e tentar otimizar nossa calibração.”
"Então, se o nível de otimização for adequado para a aplicação na corrida, decidiremos sim ou não [se a usaremos]."
O Motorsport.com apurou que o motor sofreu de oscilações mais altas do que o esperado quando foi para a pista, o que compromete principalmente a dirigibilidade.
Na situação atual, a Honda acredita que será capaz de fazer as melhorias de calibração necessárias em apenas alguns dias.
"Não é muito fácil, mas não impossível otimizar a calibração", disse Tanabe.
A atualização da Honda foi elogiada pela Toro Rosso e seus pilotos na Rússia.
"O simples e fácil é a potência ", disse ele. "Nós vemos algumas melhorias como esperávamos. Esse é o principal item que encontramos neste final de semana com a nova unidade.”
"Estamos felizes em apresentar uma nova especificação atualizada para sexta-feira. Não estamos tão felizes que precisávamos mudar e voltar atrás no sábado e domingo.”
"Vemos algum desempenho positivo com as novas especificações. Na verdade, é negativo, mas para nós é positivo, [que] encontramos algumas áreas que precisamos melhorar para a aplicação de corrida.”
"É por isso que é 50/50!”
Mudar para uma especificação mais antiga durante o fim-de-semana também deu à Honda uma oportunidade inesperada de fazer uma comparação por igual entre os motores.
Tanabe disse: "Sim. Não apenas para a potência máxima, mas também para as áreas de baixa velocidade. Há muitas áreas em que recebemos informações deste fim de semana na mesma pista."
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários