Horner: problemas de túnel de vento atrasaram a Red Bull
Chefe da equipe afirmou que dados apresentados na fábrica não eram compatíveis com o que se via na pista, o que custou meses de desenvolvimento
O chefe da Red Bull, Christian Horner, afirmou que problemas com os dados coletados no túnel de vento atrasaram o desenvolvimento da equipe na primeira metade da temporada de 2017 da F1.
Neste ano, o novo regulamento técnico passava a dar ainda mais ênfase à área aerodinâmica dos carros, considerado um ponto forte da Red Bull. Contudo, a equipe iniciou o ano em baixa, sem conseguir ameaçar Ferrari e Mercedes.
De acordo com o dirigente, os projetistas e engenheiros perderam tempo devido ao problema com a correlação de informações extraídas.
“Começando a temporada, nós estávamos em desvantagem, já que nossas ferramentas não estavam apresentando correlação com o que víamos na pista. Predominantemente era o túnel de vento que nos desviava dos rumos. O tamanho do carro, dos pneus, aquilo em um túnel de vento nos levava a resultados enganosos”, explicou Horner.
“Antigamente essas eram áreas muito, muito confiáveis, mas, de repente, tivemos essa divergência entre pista, túnel de vento e CFD. Isso provavelmente nos custou cerca de dois meses, dois meses e meio. Dali em diante, claro, trabalhamos pesado para tentar recuperar esse tempo, mas as outras equipes não ficaram paradas.”
Ao recuperar o tempo perdido, Horner acredita que a segunda metade do ano deverá ser mais forte para seu time. “Foi em Barcelona que começamos a ver bom progresso. Desde ali, conseguimos extrair mais e mais performance do carro, então acho que progredimos bem durante a primeira metade do ano. Perdemos um pouco de terreno no começo, mas esperamos por uma segunda metade de temporada muito mais competitiva.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.