Assim como a maioria dos pilotos e fãs que acompanham a F-1, Christian Horner acredita no conceito de "corrida maluca" que pode ser visto no GP da Malásia, realizado no último domingo e vencido por seu pupilo, Sebastian Vettel.
Segundo o dirigente, a prova de domingo em Sepang foi um "pesadelo" no que diz respeito à estratégia ideal. "Foi uma corrida muito complicada do pit wall. O controle do tráfego antes e depois da parada é um pesadelo."
"Você tenta ver em que posição vai voltar, qual a degradação dos pneus, o tipo que usará nos dois carros. É uma preocupação colossal. Tem o quesito 'excitação' da corrida, que traz muito à tona os elementos da estratégia. Você acaba vendo o que acontece com uns e com outros", afirma.
Segundo Horner, a Red Bull trabalha com todos os tipos de possibilidades, e a tensão faz com que eles não consigam acompanhar a corrida como um todo, vendo as posições dos adversários. "Você precisa ser flexível. Nós não sabemos se faremos três, quatro ou cinco paradas. Precisamos encarar a corrida com uma flexibilidade para mudar a estratégia. Não sei para vocês, mas, para nós, foi bem intenso."
"Você fica tão focado na sua corrida que não a vê como um todo; precisamos rever o vídeo. Você tem pessoas disputando em quase todas as voltas, como Hamilton e Alonso, e isso é positivo para a F-1. Ultimamente, as corridas estavam muito estáticas, e levará umas provas para a gente se adaptar a isso."
Na parte esportiva, o dirigente comentou a corrida de recuperação de Mark Webber, admitindo que sua largada não foi das melhores e que os pontos conquistados pelo australiano nas duas primeiras corridas farão uma diferença fundamental no fim do campeonato.
"Estou contente com o resultado, foi uma corrida muito boa. Tivemos uma boa recuperação de Webber e tomamos as decisões certas. Webber não teve uma largada boa, foi decepcionante, mas já conversamos sobre isso e ele correu muito bem. Foi uma grande pilotagem", analisa.
"Mark é experiente o suficiente para saber como é uma temporada. Esses pontos são valiosos em um fim de semana complicado e contarão no fim do ano. Ele teve uma ótima performance, pena que a largada não foi muito boa", comenta Horner, elogiando a prova de Vettel e destacando que McLaren e Ferrari apresentaram um forte ritmo na prova em si.
"Precisamos ver o fim de semana como um todo. Conseguimos fazer a pole e vencer. Para mim, foi um trabalho muito bem feito pelo Vettel, e precisamos agora aprender e tirar as lições dessa corrida. Quanto mais rápido fizermos isso antes da próxima corrida, melhor."
"A McLaren e a Ferrari são preocupações. Você pode ver que o desempenho deles em corrida é muito forte. Precisamos focar em otimizar a nossa performance. Conseguimos vencer duas provas e foi um grande início de temporada. Vamos construir em cima disso", completou.
In this article
Luis Fernando Ramos
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.