Kubica inicia teste decisivo com a Williams em Abu Dhabi
Polonês já completou seus primeiros quilômetros com o FW40 em sessão que servirá para avaliar suas condições físicas









Robert Kubica já foi à pista com o carro da Williams de 2017 em Abu Dhabi, quando a equipe avaliará se suas lesões poderão afetar suas habilidades para retornar à F1.
O polonês, cuja carreira na F1 foi interrompida pelas graves lesões que sofreu em um acidente de rali, em 2011, é o favorito a substituir Felipe Massa na Williams na próxima temporada.
A Williams ficou encorajada com sua forma durante os testes que fez com o carro de 2014, em Silverstone e Hungria.
Ele também guiou um Renault de 2017 em Hungaroring em agosto, durante os testes coletivos, mas o teste da Pirelli em Yas Marina dá a Williams sua primeira impressão de suas capacidades com o equipamento atual.
O diretor técnico da Williams, Paddy Lowe, e o chefe de performance, Rob Smedley, permaneceram em Abu Dhabi para acompanhar seu progresso - assim como Nico Rosberg, que está atuando em seu grupo de empresários em sua jornada para voltar à F1.
“Todos nós vimos como ele era na F1 no passado – um ótimo piloto, muito profissional, comprometido, entusiasmado, muito inteligente. Ele é uma promessa empolgante e é por isso que estamos olhando para ele”, disse Lowe.
“Estamos em progresso com Robert. É uma questão de avaliar se suas lesões terão impacto em sua habilidade de guiar um F1, simples assim.”
Lowe afirmou que precisou fazer apenas algumas pequenas mudanças, incluindo a mudança completa das marchas na alavanca da esquerda (normalmente os pilotos sobem a marcha com a alavanca direita e reduzem com a esquerda).
“Na verdade, a maioria dos pilotos ajustam o volante às suas preferências de qualquer forma. Na maioria das equipes, você vai encontrar volantes diferentes entre seus dois pilotos”, explicou Lowe.
O polonês pilotará até o meio da tarde local, antes de ceder o carro a Lance Stroll. Já o russo Sergey Sirotkin guiará na quarta-feira de manhã e em parte da tarde antes de devolver o FW40 a Kubica nas horas finais do teste.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.