Kubica participa de teste após GP da Hungria com Renault
Time francês confirmou presença de polonês nos testes oficiais da próxima semana
A Renault avaliou durante as últimas semanas a participação de Robert Kubica nos testes após o GP da Hungria, em Hungaroring, na tentativa de entender melhor se o piloto polonês será capaz de retornar à F1 em 2018.
Agora está confirmado que Kubica irá dirigir para a equipe no segundo dia dos teste de dois dias que se iniciarão na terça-feira depois da corrida no Hungaroring.
O piloto da DAMS na Fórmula 2, Nicholas Latifi, guiará o carro no primeiro dia.
O diretor da Renault F1, Cyril Abiteboul, deixou claro que a participação na Hungria será para avaliar o papel que Kubica poderá ter no futuro.
"Os dois primeiros dias de testes permitiram que Robert e nós mesmos reuníssemos uma grande quantidade de informações", disse Abiteboul.
"A próxima sessão com o R.S.17 em Hungaroring nos permitirá obter dados detalhados e precisos em um carro atual e com condições representativas."
"Após este teste, analisaremos cuidadosamente as informações coletadas para determinar em que condições seria possível que Robert voltasse à competição nos próximos anos."
A situação do teste da Hungria foi complicada para a Renault, porque a experiência de Kubica na F1 significava que ele era oficialmente classificado como um piloto que não é novato, então, sua participação custaria o lugar de Jolyon Palmer ou de Nico Hulkenberg.
Os regulamentos da FIA exigem que dois dos quatro dias de teste na temporada sejam completados por pilotos que tenham competido em apenas dois GPs. Kubica completou 76 corridas em sua carreira pela BMW Sauber e Renault.
Como a Renault contou com Hulkenberg por um dia no Bahrein, isso significa que restou somente um dia para um piloto com experiência.
A única outra maneira que a Renault poderia optar por Kubica seria em um teste de aclimatação totalmente separado que é permitido nas regras, se uma equipe optar por substituir um piloto.
Kubica estaria qualificado para fazer isso, porque ele não correu na F1 por dois anos, e teria que participar de uma pista que não hospedasse uma corrida na F1.
No entanto, caso o teste aconteça e a equipe decida que Kubica não esteja pronto para competir, a regra determina que a Renault perderia um de seus dias de testes de pré-temporada para 2018.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.