Lauda critica F1 por banimento de grid girls: “Estúpidos”
Tricampeão mundial diz que decisão não favorece as mulheres e pede para que categoria reveja a mudança






Niki Lauda pediu para que os chefes da F1 reconsiderem o banimento das grid girls, afirmando que a decisão “não favorece as mulheres”.
O grupo Liberty Media, proprietário da F1, anunciou no começo da semana que iria descartar a tradição das grid girls pelo fato de o conceito não se encaixar mais com a imagem corporativa do esporte.
A decisão gerou grande controvérsia, ganhando manchetes e se tornando assunto de discussões.
Mas Lauda, diretor não-executivo da Mercedes, se juntou aos que criticaram a decisão, afirmando que se tratou de uma mudança “estúpida”.
“Essa é uma decisão contra as mulheres”, disse Lauda, ao jornal austríaco Der Standard.
“Homens tomaram a decisão e passaram por cima das mulheres. Isso não fará favor algum à F1 e especialmente não às mulheres. O quão estúpidos eles podem ser? Eles são malucos?”, continuou.
Lauda acrescentou: “Espero que haja uma forma de reverter a decisão. Eu não ligaria em ver grid boys ao lado de grid girls. Por que não?”
Enquanto houve sugestões de que a retirada de grid girls ajudaria a mudar a percepção de mulheres no esporte, Lauda acredita que não faça sentido pensar que as duas coisas estejam interligadas.
Ele afirmou que o sucesso de mulheres em posições sênior no automobilismo não possui relação com a existência ou não de garotas no grid.
“As grid girls sempre pertenceram à F1, e elas deveriam continuar pertencentes à F1”, disse o tricampeão.
“Mulheres estão crescendo [em cargos de destaque] e elas estão indo muito bem. Está tudo se movendo na direção correta. Mas uma coisa não exclui a outra. Não quero atrapalhar as mulheres, quero encorajá-las.”
“Se você continuar neste caminho, não sobrará uma cheerleader nos Estados Unidos.”
Declarações traduzidas por Markus Luttgens
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.