COLUNA ESPECIAL: Lauda era mistura de Senna e Piquet, diz jornalista austríaco
Jornalista Michael Kasper escreve, direto de Viena, sobre o impacto de Lauda na Áustria

Nós ficamos sabendo da triste notícia às 2h da manhã na Áustria. A família de Lauda divulgou a informação que ele havia morrido no Hospital em Zurique, onde ficou internado nos últimos meses para se reabilitar
O primeiro veículo de comunicação foi a Rádio Nacional, onde eu trabalho. Enviamos a mensagem ao povo e ela correu de forma rápida entre os cidadãos. As pessoas começaram a falar nas ruas e foi uma grande consternação na população da Áustria.
Talvez Lauda seja o austríaco mais famoso em todo mundo. Vocês no Brasil o conhecem bem, assim como em outros lugares. Aquele boné vermelho era inconfundível. E claro, aqui na Áustria ele também era muito valorizado.
Durante o dia, as emissoras de TV, rádio e mídia online passaram horas falando sobre a vida e a carreira de Lauda, seus altos e baixos, que foram muitos. Hoje à noite, certamente, serão muitos os programas especiais sobre ele.
Pensando na vida de Lauda, acredito que seja possível traçar uma linha entre Ayrton Senna e Nelson Piquet para compor a ideia do que ele é aos austríacos. Ele divide opiniões, talvez como Piquet no Brasil, mas esportivamente é uma lenda, um herói como Senna.
Como homem de negócio, ele controlou empresas aéreas, que foram ou vendidas ou faliram. Ele fazia um negócio, depois ia para outro e talvez esse seja o lado controverso de Lauda.
Como esportista trata-se de um herói, uma lenda, que sempre estava sorrindo. Era uma homem muito engraçado, com senso de humor refinado e ácido ao mesmo tempo. De novo, parecido com Piquet. Tudo o que ele dizia às pessoas vinha com sorriso no rosto e bom humor. Diria que Lauda era uma boa mistura de Senna e Piquet.
Michael Kasper em ação

Jornalista austríaco
Photo by: Acervo pessoal

Jornalista austríaco
Photo by: Acervo pessoal
Lauda entre rivais

Ron Dennis, Alain Prost, McLaren MP4/2-TAG Porsche, 2nd position, Niki Lauda, McLaren MP4/2-TAG Pors
Photo by: LAT Images
Papo de campeões: Senna e Lauda

Ayrton Senna, Niki Lauda
Photo by: Rainer W. Schlegelmilch
Amigos inseparáveis: Lauda e Piquet.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.