Lauda: Rosberg estava irritado porque "tinha prova nas mãos"
Niki Lauda acredita que irritação de Nico Rosberg pós-GP dos EUA se deu mais pelo erro que acabou dando vitória e título para Hamilton do que pela disputa entre pilotos da Mercedes na primeira curva












Após o GP dos Estados Unidos, Nico Rosberg fez cara de pouquíssimos amigos, principalmente na coletiva de imprensa dos três primeiros colocados da prova em Austin, vencida por Lewis Hamilton - o britânico não só triunfou no Circuito das Américas como garantiu o tricampeonato com três provas de antecedência.
Para Niki Lauda, diretor não-executivo na Mercedes, a irritação de Rosberg é totalmente compreensível, já que o erro cometido pelo germânico permitiu a Hamilton vencer e se sagrar campeão da temporada 2015 - o austríaco acredita que o erro incomodou mais o alemão do que a dividida com Hamilton na primeira curva, logo após a largada em Austin.
“Este final de semana foi complicado para Nico, pois ele tinha a prova nas mãos e colocou tudo a perder com um erro. As coisas pioram quando você passa por um incidente com o seu companheiro de equipe na primeira curva da corrida e, de quebra, ele se sagra campeão do mundo", disse.
“Ele vai sofrer com isso por dois dias, então vou trazê-lo para cima novamente. Você precisa pensar sobre o que aconteceu e perguntar a si mesmo 'porque raios você saiu da pista na hora errada?' e encerrar isso. Depois, é seguir para o México e recomeçar", afirmou.
Oportunidade perdida
Embora as chances de título de Rosberg fossem remotas, Lauda acredita que o alemão teria alguma satisfação se vencesse e conseguisse adiar o terceiro título de Hamilton. O ex-piloto relembra o GP da Holanda de 1985, quando ele venceu o duelo na pista contra Alain Prost e postergou a conquista do francês.
“Estive em diversas situações em que fiquei furioso comigo mesmo por ter estragado tudo. É o tipo de coisa que acontece, pilotos cometem erros. Ele não venceria o campeonato, mas poderia ter adiado a conquista de Lewis"
“Eu fiz algo semelhante, adiando o título de Prost ao vencer em Zandvoort em 1985 - só para dizer 'dane-se, cara'. Nico perdeu essa chance, por isso ele estava irritado".
"Bronca" em Hamilton
Lauda abordou, por fim, os comentários do chefe da Mercedes, Toto Wolff, sobre a necessidade de uma conversa com Hamilton para falar sobre o excesso de agressividade do britânico sobre Rosberg na largada do GP dos Estados Unidos.
“A primeira curva não foi algo legal de se ver e Nico não gostou, eu compreendo. Depois, porém, ele teve a corrida sob controle e acabou cometendo um erro. Eu direi a Lewis que ele forçou demais na primeira curva, atingiu Rosberg e isso foi desnecessário. Teremos essa breve conversa, mas no geral ele fez um ótimo trabalho", completou.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.