F1: Leclerc define decepção da Ferrari no quali sprint do Catar como "volta à realidade"
"O mais representativo é a qualificação, portanto não estamos na melhor posição. Mas nunca se sabe, é sempre diferente no dia da corrida", afirmou Charles
Charles Leclerc disse que o desempenho discreto da Ferrari no quali sprint desta sexta-feira no GP do Catar significou que a Scuderia estava "voltando à realidade", com o monegasco tendo se classificado em quinto.
Leclerc liderou o treino livre com uma margem considerável sobre os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, superando a dupla em quase 0s5 no TL, mas Charles ficou atrás dos dois e de George Russell, da Mercedes, na classificação sprint da Fórmula 1 no Catar.
O monegasco também foi superado pelo companheiro de equipe espanhol Carlos Sainz, que ficou em quarto lugar nos estágios finais da SQ3. Leclerc disse que isso representou melhor o ritmo real da Ferrari, embora tenha ficado desapontado por não ter aproveitado a esperança gerada pelo treino livre.
"Não é bom, porque quando você dá tudo de si e ficamos apenas em P4 e P5, não é ótimo, considerando a importância deste fim de semana para nós. Mas digamos que, por qualquer motivo, o TL foi muito acima de nossas expectativas. Este [sprint qualifying], eu diria que está de acordo com o que esperávamos, então estamos voltando à realidade", comentou ele, cuja Ferrari briga contra a McLaren pelo título de construtores.
Charles Leclerc, Ferrari SF-24
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
"Obviamente, depois do TL, havia esperanças de que pudéssemos fazer algo melhor, mas não conseguimos. Se olharmos para o TL, claramente sim [a vitória na sprint é possível], mas se olharmos para a classificação, não. Por enquanto, o mais representativo é a qualificação, portanto não estamos na melhor posição. Mas nunca se sabe, é sempre diferente no dia da corrida", avaliou o monegasco da F1.
Sainz explicou por que só conseguiu dar uma única volta no final da última sessão qualificatória, afirmando que estava tendo dificuldades com o equilíbrio do carro - principalmente com a subviragem - e não podia correr muitos riscos já que o carro estava saindo de frente.
O espanhol acrescentou que as voltas anteriores abortadas não foram 'ajudadas' pelas voltas de preparação de Max Verstappen, da Red Bull, à frente, devido ao efeito do ar sujo no Circuito Internacional de Losail.
"Não maximizamos nosso pacote. Embora a volta tenha sido limpa, foi apenas uma volta com muita subviragem (saída de frente) no carro. Eu simplesmente não consegui virar o carro durante toda a volta. Também foi uma volta difícil porque era a minha única chance de dar uma volta, então não podia arriscar muito com os limites da pista porque perdi a volta anterior, só precisava ter certeza de que estava conseguindo dar uma volta", explicou Carlos.
Carlos Sainz, Ferrari SF-24
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
"Infelizmente, estávamos em uma situação em que eu entrei no setor um e no setor dois com o Max na frente, e ele estava preparando os pneus, então eu tinha um pouco de ar sujo atrás dele. Além disso, o equilíbrio do carro estava ruim. Tivemos muita subviragem com o pneu [macio], o que significava que estávamos simplesmente lutando para virar o carro", completou ele. O Motorsport.com faz a cobertura completa do GP do Catar.
'Senna', da Netflix: bastidores da série de Ayrton na relação com Guaraná
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Tetra absurdo redefine Verstappen? Max comparado a lendas | Caio Collet
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.