Leclerc reclama de estratégia da Ferrari: "Não foi justo"
Monegasco reclamou pelo rádio durante a corrida, mas mudou o tom quando falou com jornalistas
Charles Leclerc teve um fim de semana de altos e baixos. Partindo da pole, o monegasco esperava sair de Singapura com a terceira vitória consecutiva. No entanto, a Ferrari chamou Sebastian Vettel primeiro para a troca de pneus, o que deu uma pequena vantagem ao alemão, que roubou a liderança e saiu vitorioso da cidade-Estado.
Leia também:
Durante a corrida, Leclerc reclamou mais de uma vez por ter ficado para trás na estratégia da equipe. Quando o safety car entrou na pista pela segunda vez após o abandono de Sergio Pérez, o monegasco aproveitou para discutir com o engenheiro e pedir mais potência no motor para a relargada: "Eu quero tudo, até o modo de potência do motor", pediu o monegasco antes da saída do safety car da pista.
Seu engenheiro entendeu que este era um sinal de que o monegasco iria para cima de Vettel e respondeu:" Charles, nós precisamos cuidar para trazer o carro para casa, precisamos cuidar da unidade de potência e trazer os carros para a garagem"
"Sim, eu não vou fazer nada estúpido, não é meu objetivo", foi a resposta frustrada de Leclerc. "Quero que terminemos com a dobradinha, mas acho que não foi justo. Isso não vai mudar, não farei nada estúpido"
Depois da corrida, Leclerc adotou um tom mais político e valorizou a conquista da equipe.
"Obviamente é sempre difícil perder uma vitória, mas estou muito feliz pelo time, todos trabalharam para isso e foi nossa primeira dobradinha na temporada", disse o jovem prodígio após descer do carro. "Chegamos aqui esperando apenas um pódio e saímos com a dobradinha".
"Do meu lado estou desapontado, como qualquer um ficaria. As vezes as coisas acontecem dessa forma, mas eu voltarei mais forte", finalizou o monegasco.
Já na coletiva de imprensa oficial, Leclerc manteve o tom.
“Fiquei surpreso porque não estava ciente (da estratégia) no carro. Se essa decisão foi tomada pelo time, como única maneira de conseguir uma dobradinha, eu entendo. Do carro é muito frustrante."
Leclerc também admitiu que este tipo de situação não foi pensado entre pilotos e equipe.
“Não, não falamos sobre esse plano. Acho que essa será uma das discussões para se tentar entender por que não falamos sobre essa situação antes. É impossível passar por todas as possibilidades de uma corrida, todas são únicas. Mas não falamos sobre essa situação específica.”
E não confirmou se faria diferente se soubesse da ideia da Ferrari:
“Naquele momento, os pneus estavam completamente mortos. Eu me apeguei ao nosso plano, que nos ajudou a fazer a dobradinha hoje. Você sempre pode fazer algo melhor, mas eu mantive o plano.”
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
Marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália e por isso, vitória de Leclerc teve sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1: Engenheiro experiente de Verstappen deixa cargo na Red Bull
Verstappen e outros pilotos com quatro mundiais de F1 (ou mais)
Vettel e Mick Schumacher se unirão para Corrida dos Campeões em 2025
Últimas notícias
F1 - Marko: Quinto título de Verstappen será extremamente difícil
F1: Além de Hamilton, confira quais outros campeões já admitiram não estarem no auge
MotoGP - Mir: Concessões ainda não surtiram efeito na Honda
MotoGP: Diogo Moreira é observado pela Pramac Yamaha para 2026, afirma mídia francesa
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.