Luto: Morre Fritz d’Orey, um dos pioneiros do Brasil na F1
Piloto paulista foi um dos pioneiros do país na F1 ao fazer três corridas na temporada de 1959
O automobilismo brasileiro está de luto. Morreu nesta segunda-feira (31), aos 82 anos, Fritz d’Orey, após luta contra o câncer. Ele morava em Portugal, em Cascais, com os filhos.
Frederico José Carlos Themudo d’Orey foi um dos primeiros pilotos brasileiros a competir na F1, com três corridas na temporada de 1959, na França, Inglaterra - pela Scuderia Centro Sud com um Maserati - e Estados Unidos - pela Camoradi International também de Maserati -, tendo como melhor resultado o 10º lugar logo na estreia, em Reims.
Até então, ele era o quarto brasileiro a competir na categoria, após Chico Landi, Gino Bianco e Hermano (Nano) da Silva Ramos.
Após passagem pela maior categoria do automobilismo mundial, Fritz se aventurou no endurance, e nos anos 1960 fez parte do time da Ferrari, com participação na lendária 12 Horas de Sebring.
Fritz d'Orey, Tec-Mec Maserati
Photo by: Motorsport Images
Ainda em 1960, ele teve um grave acidente durante os treinos das 24 Horas de Le Mans, quando atingiu uma árvore, e resultando em um traumatismo craniano, o que abreviou sua carreira de piloto.
Em seguida d’Orey voltou ao Brasil para focar na carreira na construção civil, até se aposentar e se mudar para Portugal.
A filha do ex-piloto, Zoe, falou sobre a morte do pai em um depoimento emocionante.
"Meu pai tinha um coração tão grande, que mesmo com o corpo todo parando, o coração foi o último. Meu pai morreu hoje num suspiro com 4 dos seus 5 filhos a sua volta, vibrando amor."
Relembre todos os brasileiros que correram na F1
Emerson Fittipaldi: histórias de bastidores com os amigos e rivais da carreira na Fórmula 1
PODCAST: Na guerra de bastidores dos circuitos, qual é o calendário dos sonhos da F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.