'Maldição' do Zodíaco? Apenas um signo não foi campeão na F1 (e filho de Verstappen pode 'quebrar' padrão)
Ao longo dos 75 anos de história da categoria, 34 pilotos conquistaram o título, mas há um detalhe curioso: nenhum deles era taurino

Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
A Fórmula 1 conta com uma lista de 34 campeões ao longo de seus 75 anos de história e existe uma curiosidade para quem gosta de zodíaco: existe apenas um signo que ainda não tem um vitorioso para chamar de seu.
Mesmo que não acredita em astrologia, vale a curiosidade. Nesses 75 anos de história, nenhum dos campeões nasceu entre os dias 21 de abril e 20 de maio, ou seja, são do signo de Touro. A história pode mudar caso o filho ou filha de Max Verstappen se torne piloto e acabe entrando e vencendo na categoria.
Signo com mais campeões: Áries
Até o momento, a maioria dos campeões são do signo de Áries, ou seja, nascidos entre o dia 21 de março de 19 (ou 20 a depender do calendário) e abril. Ayrton Senna, Jack Brabham, Jacques Villenueve, Phil Hill e Mike Hawthorn são os cinco representantes do signo de fogo.
Áries é o primeiro signo do zodíaco e é caracterizado pela energia intensa, ousadia e, principalmente, espírito de liderança. A maior parte das pessoas que nasceram nessa data são conhecidas por serem impulsivas, extrovertidas, competitivas e alegres, mas podem ser bastante reativas e impacientes.
Apesar de serem o maior número de campeões pelo mesmo signo, eles não detêm o maior número de campeonatos. São apenas nove campeonatos entre os cinco pilotos.
Capricornianos conquistaram mais títulos
Nascidos entre os dias 22 de dezembro e 19 de janeiro, os pilotos de Capricórnio tem apenas três representantes, mas dois de peso: Michael Schumacher e Lewis Hamilton. Só por isso, eles já dividem 14 campeonatos.
Mas, como eles também dividem o signo com Jenson Button, a conta fecha em exatos 15 títulos para os capricornianos.
Existe uma explicação astrológica para esse tanto conquistas? Bem, depende do quanto você acredita no Zodíaco. As pessoas de Capricórnio são, geralmente, muito práticas e realistas, e também são conhecidas por serem extremamente ambiciosas, disciplinadas, organizadas e terem um senso de responsabilidade bastante afiado.

Cancerianos são os segundos colocados
Por bastante tempo, o signo de Câncer carregou 12 títulos da F1, tendo a liderança, mas os triunfos de Hamilton permitiram a superação dos capricornianos. Juan Manuel Fangio venceu cinco vezes, Sebastian Vettel quatro, Alberto Ascari duas e Nico Rosberg uma.
Nascidos entre os dias 21 de junho e 22 de julho, os cancerianos são mais emotivos e sensíveis, além de serem conhecidos pela empatia. No entanto, eles também são bastante corajosos e firmes nas adversidades que a vida os apresenta.
Signo x Quantidade de títulos
Capricórnio: 15 títulos (7 - Michael Schumacher; 7 - Lewis Hamilton; 1 - Jenson Button)
Câncer: 12 títulos (5 - Juan Manuel Fangio; 4 - Sebastian Vettel; 2 - Alberto Ascari; 1 - Nico Rosberg)
Peixes: 10 títulos (4 - Alain Prost; 3 - Niki Lauda; 2 - Jim Clark; 1 - Mario Andretti)
Áries: 9 títulos (3 - Ayrton Senna; 3 - Jack Brabham; 1 - Jacques Villenueve; 1 - Phil Hill; 1 - Mike Hawthron)
Libra: 7 títulos (4 - Max Verstappen; 2 - Mikka Hakkinen; 1 1 Kimi Raikkonen)
Leão: 6 títulos (3 - Nelson Piquet; 2 - Fernando Alonso; 1 - Nigel Mansel)
Gêmeos: 4 títulos (1 - Denny Hulme; 3 - Jackie Stewart)
Aquário: 4 títulos (2 - Graham Hill; 1 - John Surtees; 1 - Jody Scheckte)
Sagitário: 3 títulos (2 - Emerson Fittipaldi; 1 - Keke Rosberg)
Virgem: 2 títulos (1 - James Hunt; 1 - Damon Hill)
Escorpião: 2 títulos (1 - Giuseppe Farina; 1 - Alan Jones)
Touro: nenhum taurino foi campeão mundial de Fórmula 1.
Do atual grid...
Gabriel Bortoleto, Charles Leclerc e Isack Hadjar, assim como Verstappen, são librianos e, se contarmos questões do Zodíaco, têm bastante força para se tornarem campeões. Oscar Piastri e Alexander Albon entram na lista de arianos e que, se tiverem o talento e o carro, podem se juntar a Senna.
Lando Norris e Lance Stroll fazem parte do grupo 'lanterna' dos signos: Escorpião. Eles detêm apenas dois títulos, mas são conhecidos por sua determinação, intensidade e paixão. Quem também não teve muita 'sorte' foi George Russell, Liam Lawson, Pierre Gasly e Jack Doohan, eles são aquarianos e seu grupo conquistou apenas quatro títulos.
Oliver Bearman, atualmente na Haas, e Yuki Tsunoda não têm tanta sorte: os pilotos são taurinos e, até o momento, nenhum piloto de Touro teve a chance de se tornar campeão na F1. Será que um deles será o primeiro? Ou quem sabe o herdeiro de Verstappen com Kelly Piquet?
Os taurinos são conhecidos por serem mais sensíveis, amorosos e sempre procuram estabilidade, visando o conforto e as belezas da vida. Apesar disso, eles são bastante determinados e têm a capacidade de persistir em seus objetivos de vida.
Signos dos pilotos da F1 2025
Libra
Charles Leclerc
Max Verstappen
Isack Hadjar
Gabriel Bortoleto
Aquário
George Russell
Pierre Gasly
Jack Doohan
Liam Lawson
Virgem
Carlos Sainz
Andrea Kimi Antonelli
Esteban Ocon
Touro
Oliver Bearman
Yuki Tsunoda
Áries
Alexander Albon
Oscar Piastri
Escorpião
Lando Norris
Lance Stroll
Leão
Nico Hulkenberg
Fernando Alonso
Capricórnio
Lewis Hamilton
RBR SOFRERÁ em Miami? Mercedes X Ferrari e McLAREN FAVORITA? Rico Penteado dá NOVA AULA | TELEMETRIA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Versão áudio: GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.