A espanhola Maria de Villota realizou no início de agosto um dia de testes com o carro de 2009 da Lotus Renault no circuito francês de Paul Ricard.
De Villota, de 31 anos, competiu na Superleague nos últimos anos representando o Atlético de Madrid e se tornou a última mulher desde Katherine Legge, em 2005, a testar um F-1.
Segundo rumores, a ideia do teste foi proposta por Bernie Ecclestone, que gostaria de colocar uma mulher no grid para agitar mais a categoria. A piloto, por sua vez, apenas comemorou a chance recebida.
"Como mulher, fiquei muito feliz em ter a oportunidade de pilotar um carro de F-1. A categoria é o topo do automobilismo e sempre foi um sonho para mim. O treino correu muito bem, as condições foram ideais. A equipe me fez sentir bem logo de cara", afirmou.
"Não demorou muito para eu me acostumar com o carro e, após me sentir confortável com ele, pude começar a andar mais forte e, como resultado, gostei da experiência. Fiquei impressionado com o profissionalismo da Lotus Renault. Queria agradecer muito eles pela oportunidade", explica.
Já o chefe da Renault, Eric Boullier, resume o trabalho feito pela espanhola: "Ficamos felizes em oferecer para Maria a chance de pilotar o R29. Como uma equipe, estamos orgulhosos com nossa habilidade de dar a chance a novos talentos e oferecer a pilotos diferentes chances conosco."
"Maria fez exatamente o que foi esperado dela: ela deu um passo de cada vez e registrou voltas consideráveis, não cometendo nenhum erro o dia todo", resume.
In this article
Bruno Vicaria
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.