Marko: Verstappen “entregou” a vitória na China com erros
O diretor esportivo da Red Bull, Helmut Marko, considera que Max Verstappen “entregou” a vitória no GP da China com seu acidente com Sebastian Vettel.
O holandês se beneficiou de um safety car, provocado por um toque entre os pilotos da Toro Rosso, para colocar pneus macios e tentar um ataque aos rivais da frente, que usavam pneus médios gastos no fim da prova.
Contudo, uma manobra para lá de otimista em Vettel fez com que a dupla colidisse e rodasse.
Com isso, Verstappen recebeu uma punição e acabou em quinto lugar, sendo que seu parceiro de equipe, Daniel Ricciardo, venceu.
Verstappen admitiu culpa pelo acidente, e Marko insistiu que o piloto está ciente de que havia perdido a vitória.
“Max exagerou ao tentar ultrapassar Vettel. Sim, foi um erro da parte dele. Ele pediu desculpas, essas coisas podem acontecer nas corridas”, disse o dirigente ao canal Movistar.
Questionado sobre o que disse a Verstappen depois da prova, Marko respondeu: “[Disse] Que sua hora vai chegar. Ele não deveria exagerar. Ele sabe o que ele perdeu.”
“Era uma vitória para ele em cima da mesa, mas ele entregou de bandeja. Mas ainda foi uma ótima atuação de nossos dois pilotos. Ele tem 19 ou 20 anos, é muito novo, e isso pode acontecer.”
Ricciardo, que largou em sexto, atrás de Verstappen, ficou com a vitória. O australiano havia sofrido uma falha de motor no último treino livre e também se beneficiou de uma troca de pneus durante o safety car.
Marko afirmou que os mecânicos da Red Bull possuem mérito, já que o trabalho feito no sábado evitou que o piloto tivesse de largar da parte de trás do grid.
“Com a outra escolha de pneus também estávamos bem, mas, claro, o safety car aparece com frequência, e reagimos ao mesmo tempo”, disse Marko.
“Mas tudo começou no sábado, quando nossos mecânicos conseguiram trocar o motor. Caso contrário, Ricciardo teria largado em último, e aí não acho que este resultado seria possível.”
“Então, muito obrigado a toda equipe. Todos fizeram um trabalho fantástico e a coisa correta.”
Confira os dez momentos mais marcantes do GP da China
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.