Últimas notícias

Massa e Alonso 'perseguem' recordes históricos na Fórmula 1

Brasileiro pode se tornar piloto que demorou mais tempo para voltar a vencer; espanhol, para ser campeão

Felipe Massa e Fernando Alonso correm atrás de recordes curiosos na Fórmula 1: enquanto o brasileiro pode ser o piloto com o maior intervalo entre duas vitórias na história, o espanhol luta para ser o campeão com maior número de anos desde sua última conquista.

Massa completou, no GP de Cingapura, sua 101ª prova consecutiva sem vitória na Fórmula 1. A última conquista foi no GP que decidiu o campeonato de 2008, no Brasil. Assim, se o brasileiro, que tem 11 vitórias no currículo, voltar ao lugar mais alto do pódio, se tornará o recordista do quesito.

[publicidade] Atualmente, o piloto com maior número de GPs entre duas vitórias é o italiano Ricardo Patrese, que levou mais de 6 anos – ou 99 corridas – para retornar ao primeiro posto depois de conquistar sua segunda vitória na F-1, no GP da África do Sul de 1983, correndo de Brabham ao lado de Nelson Piquet. Já na Williams, equipe que dominaria o início dos anos 1990, Patrese venceu o GP de San Marino de 1990. Até encerrar sua carreira, em 1993, o italiano ainda ganharia mais três provas.

No atual grid, o piloto que demorou mais GPs para voltar a vencer é Kimi Raikkonen – do GP da Bélgica de 2009 ao GP de Abu Dhabi de 2012. O finlandês, contudo, ficou de fora da categoria entre 2010 e 2011.

Em relação a intervalo entre campeonatos, o recordista atual da Fórmula 1 é Niki Lauda, que demorou sete anos para chegar ao tricampeonato depois de conquistar o bi em 1977. Durante esse período, o austríaco amargou um período de vacas magras na Brabham e decidiu se aposentar ao final da temporada de 1979, dizendo que estava cansado de “correr em círculos”. Porém, o então bicampeão mundial retornou às pistas em 1982, pela McLaren, equipe pela qual venceria o campeonato dois anos depois, por apenas meio ponto em cima do então companheiro Alain Prost.

Sem chances reais no campeonato deste ano, Alonso busca um carro competitivo para voltar à briga na próxima temporada. Bicampeão em 2005 e 2006, com a Renault, o espanhol seguiria em busca do tricampeonato nove anos após sua última conquista.

Caso seu atual companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, conquiste a próxima temporada, também terá batido o recorde de Lauda. Afinal, o único título do finlandês foi vencido em 2007.
In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior 'Honda precisará de pilotos experientes para se desenvolver', sentencia Button
Próximo artigo Relacionamento na Mercedes voltou ao normal, garantem Rosberg e Hamilton

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros