Massa faz análise contundente sobre o momento da Ferrari na F1
"Eles só precisam de um carro competitivo para mostrar em que nível podem estar na luta pelo título”
Piloto da Ferrari de 2006 a 2013 e vice-campeão da Fórmula 1 pela Scuderia em 2008, Felipe Massa é uma das pessoas que mais conhecem o time de Maranello na categoria máxima do automobilismo e diz: pilotos não são o problema da escuderia na elite global do esporte a motor.
A Ferrari tem como competidores na F1, desde o começo de 2021, o espanhol Carlos Sainz e o monegasco Charles Leclerc. Este, aliás, chegou na equipe italiana ainda em 2019, quando causou impacto imediato ao bater de frente com seu então companheiro, o alemão Sebastian Vettel.
No fim, o tetracampeão deixou o time vermelho no fim de 2020 e foi substituído por Sainz, que ajudou a escuderia a se 'reconstruir' em 2021 para tentar uma briga por título em 2022. Neste ano, Leclerc liderou os esforços ferraristas em um bom primeiro semestre, mas acabou sucumbindo.
O holandês Max Verstappen, da Red Bull, acabou conquistando o título com folga, de modo que muitos passaram a questionar a qualidade da dupla de pilotos da equipe italiana. Para Massa, porém, esse não é o problema. O que precisa melhorar é o desempenho do carro ferrarista.
“É claro que o problema em Maranello definitivamente não são os pilotos”, disse o brasileiro à Gazzetta dello Sport. “A Ferrari tem dois pilotos muito bons que trabalham bem juntos. Eles só precisam de um carro competitivo para mostrar em que nível podem estar na luta pelo título”.
“Vejo uma ligeira vantagem para Leclerc", comparou Massa. "Charles fez corridas incríveis em 2023. Também errou, mas quando você tem muita pressão e poucas chances de vencer fica mais fácil errar", ponderou.
“Espero que Charles finalmente tenha uma Ferrari competitiva, sem os problemas de confiabilidade dos últimos anos e que ofereça desempenho constante para desafiar Max no campeonato", seguiu Felipe.
"Para Verstappen, que sempre larga na frente e guia um carro que se comporta perfeitamente, é mais fácil”, completou Massa, importantíssimo nas últimas taças da Ferrari na F1: os títulos de construtores de 2008 e 2007 e a conquista do companheiro finlandês Kimi Raikkonen em 2007.
DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN
Podcast #264 – O que Gil de Ferran deixa para o automobilismo?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.