Em seu blog no site oficial da Ferrari, Felipe Massa acredita que o GP da Inglaterra determinará o futuro da escuderia italiana nesta temporada.
O brasileiro confirmou que o time levará novidades trabalhadas exaustivamente no simulador, mas na pista de Barcelona, que é usada como base para avaliar todos os tipos de updates.
"Para a Ferrari, será o caso de ver se também pode ser um ponto de virada, após uma primeira metade complicada de 2011", comenta. "Imediatamente após a corrida em Valência, voei para Mônaco e lá, no fim da última semana, parti para Maranello por alguns dias, encontrando engenheiros e trabalhando no simulador para as próximas corridas."
"No simulador, trabalhamos em muitos elementos diferentes, olhando ambos os circuitos de Silverstone e Barcelona, incluindo o novo mapeamento de motor e novos componentes que esperamos usar neste fim de semana. A razão pela qual usamos a pista de Barcelona é pelo fato de ela ser a base de todo o nosso trabalho. Sempre usamos esta pista quando tentamos algo novo."
Apesar de não ter bons resultados na corrida inglesa, Massa aprecia bastante o lendário circuito inglês e diz ainda não saber se as mudanças estruturais dos boxes afetará de forma tão significante a estrategia.
"Gosto de ir para Silverstone, que conheço bem, mas neste ano será totalmente diferente, pois eles mudaram o paddock para outra parte da pista. Teremos de aprender novos números de curvas para usar quando conversamos com os engenheiros. Levemente, afetará a estrategia, pois, dependendo do tamanho do pit lane, pode alterar o tempo geral de um pit stop", conta.
"Analisamos isso no simulador, mas precisamos experimentar de verdade na sexta-feira. Silverstone é muito famoso e a corrida da Inglaterra é sempre um compromisso importante do calendário. Possui uma atmosfera única, sempre com uma torcida enorme e feliz, que ama corridas. É sempre um prazer ver as arquibancadas lotadas e, mesmo não sendo britânico, me sinto motivado e bem lá", analisa.
Os últimos resultados, ao menos, enchem o brasileiro de esperança: "A pergunta importante é sobre como a 150º Italia se comportará. É verdade que as últimas três pistas se adaptaram bem a nós, mas espero voltar a andar bem aqui graças aos desenvolvimentos, mesmo achando que as outras equipes provavelmente farão o mesmo. Se formos competitivos aqui, ficará confirmado que reduzimos a desvantagem para as outras equipes."
Por fim, Massa espera que o carro se comporte bem com os pneus duros, que o fizeram sofrer na Espanha. "Vamos ver também nossa evolução com os pneus duros da Pirelli, que não usamos desde Barcelona. Também teremos o pneu macio, o que é uma boa coisa, pois teremos um composto que se adaptará bem na classificação e na maior parte da corrida. A não ser que tenhamos uma temperatura bem inglesa, com chuva. Mas também não incomodará, pois fomos rápidos nestas condições em Montreal."
In this article
Bruno Vicaria
Fórmula 1
Felipe Massa
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.