Felipe Massa ousou neste domingo, no Grande Prêmio de Cingapura, mas quase pagou o preço pela estratégia arriscada de realizar apenas duas paradas no pit-stop. Com problemas nos pneus, o brasileiro, entretanto, sustentou a quinta colocação e somou importantes pontos para a Williams no Mundial de Construtores da Fórmula 1.
[publicidade] Para segurar os pneus macios desde antes da metade da corrida, Felipe Massa usou um estilo cauteloso, o qual manteve o brasileiro na quinta posição até o final; embora tenha tirado qualquer chance de o piloto sonhar com um posto melhor ao final da corrida noturna.
“Comecei a guiar como uma vovó, trocando de marcha a cada curva. E deu certo”, relatou o piloto brasileiro após a corrida.
A estratégia de duas paradas deu-se após a entrada do Safety Car na pista. Por conta do carro se segurança, a Williams limou uma parada da estratégia e comunicou Massa, que contou ter uma reação peculiar após a alteração no pano de corrida.
“Foi possível chegar até o fim, mas quando a equipe me comunicou que deveria ir até o final com aqueles pneus, eu dei risada. Uma pena que o Bottas teve problemas no fim e não conseguiu somar pontos, mas foi uma ótima corrida para nós”, acrescentou o brasileiro, justificando a postura mais cautelosa como responsável por um final totalmente oposto ao de Bottas.
“Devo ter salvado mais do que ele (pneus). Consegui abrir vantagem para tomar mais cuidado e salvar o pneu traseiro. Chegamos com um bom resultado e com um pouco de liga no composto”, finalizou.
Os pontos obtidos por Felipe Massa foram fundamentais para manter a Williams na terceira colocação no Mundial de Construtores. Sem a ajuda de Bottas, a equipe britânica viu a diferença para a Ferrari cair para apenas oito pontos – era de 15 antes de Cingapura.