McLaren insiste que novo carro não é defeituoso
A McLaren insiste que os problemas de confiabilidade que afetam o MCL33 nos testes de pré-temporada não são resultados de defeitos no projeto
O novo MCL33 causou duas bandeiras vermelhas durante a sessão da terça-feira em Barcelona por causa de uma pane elétrica e um vazamento hidráulico com Stoffel Vandoorne ao volante.
Fernando Alonso liderou a tabela de tempos durante a primeira hora da quarta-feira e aproximava-se das 50 voltas, mas teve que parar na pista devido a um vazamento de óleo que exigiu uma troca do motor Renault da McLaren.
O diretor de corridas da equipe, Eric Boullier, explicou que o vazamento de óleo fez o motor falhar, mas descartou que foi resultado de um problema com a unidade de potência. Ele também assegurou que não houve problemas com a bateria do carro, que é de uma especificação diferente daquela que falhou na terça-feira.
A McLaren estabeleceu bons tempos de volta ao usar os pneus mais macios disponíveis, mas Boullier pede para não tirar muitas conclusões, nem da avalanche de problemas da McLaren.
"São apenas testes. Antes de qualquer coisa, se você olha os tempos de volta, a Red Bull fez um teste com um pneus médios novos e com macios novos, e a diferença foi de apenas meio segundo, por isso não muda muito devido ao novo asfalto e à temperatura".
"Como eu disse na semana passada, temos razões técnicas pelas quais queremos trabalhar no carro com esses pneus".
"O carro está quebrado. Há alguns pequenos problemas que temos que resolver, mas são apenas testes, faz parte do processo".
"Estamos cientes disso e tendo uma nova parceria com a Renault, temos uma nova carenagem para o motor e para o carro. São testes, nos dão tempo, é bom".
A McLaren também usou uma solução "rápida" na capa do motor para evitar que o calor da exaustão queimasse repetidamente o chassi, mas Boullier insistiu que isso ainda não indica um problema com o design geral do carro.
Quando perguntado se ele achava que os problemas de confiabilidade estavam relacionados a uma carenagem excessivamente apertada na parte de trás do carro, Boullier respondeu: "Eu não acho que está relacionado, não".
"Obviamente, nós tentamos projetar o melhor carro, então temos que estar convencidos do conceito e, com um conceito de carro novo, você deve testar se funciona ou não".
"Estamos tentando tirar o melhor do nosso carro para garantir que a plataforma aerodinâmica nos dê muito mais, então vamos ver".
"Agora estamos prestes a sintonizar, e o vazamento que tivemos não tem nada a ver com isso".
Boullier disse que as modificações de refrigeração não afetariam o pacote de melhorias planejado para a McLaren em Melbourne, mas admitiu que o tempo perdido por esses problemas de confiabilidade está prejudicando o entendimento de que a McLaren e seus pilotos deveriam fazer com seu novo carro e novo motor.
"Estamos tentando seguir um plano e cada vez que perdemos algum tempo na pista, temos que rever o plano e definir outras prioridades, porque algumas coisas não temos como avaliar".
Informações adicionais de Edd Straw
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.