McLaren nunca esteve tão mal na história, afirma chefe
Acionista da equipe, Mansour Ojjeh diz que time na Fórmula 1 atravessa o pior momento em todos os tempos
Única equipe a não marcar pontos na temporada de 2017, a McLaren ligou a luz de alerta após vários problemas mecânicos, incluindo o motor estourado por Fernando Alonso nesta sexta em Baku. Para o acionista da equipe, Mansour Ojjeh, o momento é o pior em toda a rica história do time na Fórmula 1.
"Este é um território realmente novo para nós", disse ele ao Motorsport.com. "Nós nunca fomos tão pouco competitivos na F1.”
"Tivemos um ano terrível com a Peugeot, mas desta vez a Honda subestimou completamente o trabalho."
Mesmo durante sua parceria de curta duração com a Peugeot em 1994, a McLaren conseguiu oito pódios e ficou em quarto lugar no campeonato de construtores.
Esta agora é a maior seca de vitórias na história da equipe. O último triunfo conquistado pelo time foi com Jenson Button no GP do Brasil de 2012, superando o período entre as vitórias de James Hunt no GP de Japão de 1977 a de John Watson no GP da Grã-Bretanha de 1981.
Ojjeh admitiu que manter a moral e manter os funcionários está ficando cada vez mais difícil.
"Estamos trabalhando o mais duro possível, mas o que é difícil de fazer na empresa é manter as pessoas motivadas", disse ele.
"Quando você está ganhando, isso é muito mais fácil - como foi em 1988, quando ganhamos 16 das 17 corridas. Na verdade, já é difícil manter as pessoas motivadas quando você ganha regularmente, mas mantê-las motivadas quando você está mal é realmente difícil.”
"Isso se resume à gestão, mas felizmente a maioria das pessoas que trabalham para nós têm orgulho de trabalhar para a McLaren."
Ele teme que os outros negócios da McLaren possam em breve ser manchados por sua fraca performance em F1.
"Nós somos o único concorrente que você pode comparar com a Ferrari, na medida em que fazemos carros de rua e carros de Fórmula 1", disse Ojjeh. "Mas isso significa que precisamos de sucesso na Fórmula 1 para manter a história.”
"Nós não podemos ser ruins em um e bons em outro. A empresa de automóveis de rua está indo fantasticamente bem. Infelizmente agora temos um problema de motor da F1 que temos que resolver. Todo o resto está ótimo: ótimos pilotos, ótima equipe."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.