Mistério da asa dianteira de Massa continua na Ferrari
Equipe, que acreditara ter encontrado a solução para a vibração da peça, teve de tirá-la do carro do brasileiro em Abu Dhabi
A asa dianteira projetada para o carro de 2012 continua dando dor de cabeça para a Ferrari. E, pior: somente a usada no carro de Felipe Massa. O excesso de vibração da peça, que chega a tocar o chão principalmente em retas, fez com que a equipe optasse por usar a asa antiga no carro do brasileiro. Utilizando peça de mesma especificação, seu companheiro Fernando Alonso não tem tido problemas.
“Na verdade fica bonito no escuro. Dá para ver as faíscas. Acho que soma ao show”, brincou Stefano Domenicali, chefe da equipe, durante o final de semana em Abu Dhabi.
Mas o fato é que a Ferrari ainda não desvendou o mistério que atinge apenas o brasileiro. Depois do GP da Índia, durante o qual a peça chegou a ser trocada durante a prova, a Scuderia havia anunciado que encontrara um defeito de fabricação e havia resolvido o problema. Mas a vibração exagerada voltou a ocorrer no GP seguinte.
“A verdade é que encontramos algo que não estava correto em termos de estrutura, mas aparentemente parece que o problema persiste. Parece que ainda não resolvemos a questão.”
O mais intrigante é o motivo pelo qual somente a asa do carro de Massa apresenta o problema.
“Não sei. Tenho engenheiros muito mais entendidos do que eu para saber que o efeito de uma asa depende de vários fatores: acerto do carro, pressões usadas no pneu, etc. Talvez seja a combinação destes elementos, algo que nossos engenheiros estão tentando entender.”
Dentro da pista, contudo, Massa garantiu que não sente qualquer diferença no carro, cujo rendimento é até melhor do que com a peça antiga. “Dentro do carro a gente nem sente, mas como balançamos muito, por tantas voltas durante a corrida, é uma questão de segurança e não queremos arriscar.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.