Montezemolo critica falta de testes e diz que Bernie está velho demais
Presidente da Ferrari quer que os carros de Fórmula 1 gerem mais tecnologia aplicável nos carros de rua
O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, soltou o verbo durante discurso em evento de final de ano da Scuderia, em Valência, na Espanha. O dirigente criticou a falta de testes na Fórmula 1 e disse que Bernie Ecclestone está velho demais para controlar o esporte.
“Não dá para estar neste esporte sem testar. Estamos dizendo isso há tempos e vamos repetir nos canais adequados, então não quero falar muito. Mas nossa paciência acabou então alguém precisa pensar se quer ter companhias que investem e a consideram sua fonte de pesquisa mais avançada para seus carros de rua – como a Ferrari faz desde 1950. Somos construtores, não patrocinadores. Não estou contente em ver que não conseguimos testar no asfalto ou ver jovens pilotos surgirem.”
O italiano também reclamou da pouca transferência de tecnologia dos bólidos da F-1 para os carros de rua. “Há coisas que não estão indo bem nesse esporte e o momento chegou para clarificar isso de uma vez por todas. Não podemos ter uma situação na qual a transferência de tecnologia da pista para a rua é reduzida, motores e câmbios são os mesmos e a aerodinâmica não tem nada a ver com a pesquisa para carros de rua.”
O presidente aproveitou para criticar Bernie Ecclestone, que recentemente classificou de “piada” o recurso da Ferrari em relação à ultrapassagem de Sebastian Vettel em Jean-Eric Vergne durante o GP do Brasil. Montezemolo disse que o inglês de 82 anos está muito velho para controlar o esporte. “Já que alguém usou a expressão de que isso é uma piada, vou dizer qual é a piada de verdade. Sim, estou me referindo ao senhor Ecclestone. Meu pai sempre me ensinou que é preciso ter respeito com os mais velhos, principalmente quando eles chegam a um momento em que não conseguem mais controlar suas palavras. Então vou parar por aqui. Certamente, a velhice é incompatível com certos papéis e responsabilidades.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.