Nos 40 anos do capacete de Senna, criador explica o desenho icônico do casco
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Alan Mosca dá detalhes da memorável pintura
O icônico capacete de Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, completa 40 anos nesta segunda-feira. O casco amarelo com faixas horizontais em verde e azul escuro, desenhado por Sid Mosca, foi usado pela primeira vez no Mundial de Kart, em 23 de setembro de 1979, quando o brasileiro se sagrou vice-campeão no Kartódromo do Estoril, em Portugal, onde o piloto paulista venceu pela primeira vez na F1, em 1985.
Filho de Sid Mosca, criador do capacete de Senna, Alan Mosca explicou a criação do casco do tricampeão, que era um dos integrantes da delegação brasileira para o Mundial daquele ano. "Os capacetes chegaram para a gente e o foco era no Ayrton", disse Alan ao Motorsport.com.
"Se você fizesse o capacete verde com os detalhes em amarelo, ele iria ficar escuro, sem expressão. E cada país tinha que ter uma pintura. E a gente resolveu fazer uma pintura quente, que vibra. Então foi feito inteiro amarelo, com as duas faixas horizontais saindo dos olhos do Ayrton, em verde e azul. E colocamos os filetes brancos, que são praxe do nosso trabalho, para dar harmonia".
"Quando ele chegou no Brasil, ele já ligou para a gente e falou: ‘eu vou ficar com essa pintura, achei a pintura que eu queria’. Aí ele adotou essa pintura e ficou com ela como definitiva dele. E foi assim, disso veio toda a sequência", contou o filho de Sid Mosca.
Segundo Alan, o conceito do capacete se manteve praticamente inalterado ao longo dos anos. A exceção foi o período de Senna na Lotus durante o período em que a equipe era patrocinada pela John Player Special e o carro era preto, entre 1985 e 1986. "Teve a alteração para o amarelo fluorescente, mas só enquanto ele estava na Lotus preta. Quando passou para a amarela, voltou para a pintura normal".
Tamanho foi o impacto do casco que vários pilotos de destaque se inspiraram no trabalho de Mosca: "O Lewis Hamilton usava amarelo e a parte de trás tinha um pedaço da faixa do Ayrton. E o Fernando Alonso usava a linha de trás, com as cores da bandeira Espanha".
"O capacete do Mika Hakkinen tem exatamente o esquema do capacete do Ayrton, só que com outras cores. Inclusive os filetes são iguais. O Eddie Irvine também usou um capacete com a pintura igual à do Ayrton. O Ayrton não gostava muito, mas foi copiado por que o Irvine era fã. Ele não ia copiar se não admirasse, ele queria ser o Ayrton, como muitos outros até hoje".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.