Últimas notícias

Nos 40 anos do capacete de Senna, criador explica o desenho icônico do casco

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Alan Mosca dá detalhes da memorável pintura

Terry Fullerton lidera Ayrton Senna

O icônico capacete de Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, completa 40 anos nesta segunda-feira. O casco amarelo com faixas horizontais em verde e azul escuro, desenhado por Sid Mosca, foi usado pela primeira vez no Mundial de Kart, em 23 de setembro de 1979, quando o brasileiro se sagrou vice-campeão no Kartódromo do Estoril, em Portugal, onde o piloto paulista venceu pela primeira vez na F1, em 1985.

Filho de Sid Mosca, criador do capacete de Senna, Alan Mosca explicou a criação do casco do tricampeão, que era um dos integrantes da delegação brasileira para o Mundial daquele ano. "Os capacetes chegaram para a gente e o foco era no Ayrton", disse Alan ao Motorsport.com.

Leia também:

"Se você fizesse o capacete verde com os detalhes em amarelo, ele iria ficar escuro, sem expressão. E cada país tinha que ter uma pintura. E a gente resolveu fazer uma pintura quente, que vibra. Então foi feito inteiro amarelo, com as duas faixas horizontais saindo dos olhos do Ayrton, em verde e azul. E colocamos os filetes brancos, que são praxe do nosso trabalho, para dar harmonia".

"Quando ele chegou no Brasil, ele já ligou para a gente e falou: ‘eu vou ficar com essa pintura, achei a pintura que eu queria’. Aí ele adotou essa pintura e ficou com ela como definitiva dele. E foi assim, disso veio toda a sequência", contou o filho de Sid Mosca.

Ayrton Senna no kart
Senna no kart
Capacete de 1994 de Ayrton Senna
Capacete de 1994 de Senna
Capacete de 1994 de Senna, da época da Williams
Detalhes do capacete de 1994 de Senna
Detalhes do capacete de 1994 de Ayrton Senna em Le Mans
Capacetes de Ayrton Senna
8

Segundo Alan, o conceito do capacete se manteve praticamente inalterado ao longo dos anos. A exceção foi o período de Senna na Lotus durante o período em que a equipe era patrocinada pela John Player Special e o carro era preto, entre 1985 e 1986. "Teve a alteração para o amarelo fluorescente, mas só enquanto ele estava na Lotus preta. Quando passou para a amarela, voltou para a pintura normal".

Tamanho foi o impacto do casco que vários pilotos de destaque se inspiraram no trabalho de Mosca: "O Lewis Hamilton usava amarelo e a parte de trás tinha um pedaço da faixa do Ayrton. E o Fernando Alonso usava a linha de trás, com as cores da bandeira Espanha".

Lewis Hamilton com capacete de Ayrton Senna
Lewis Hamilton com capacete de Ayrton Senna ao lado de Valtteri Bottas
Lewis Hamilton fala de capacete de Ayrton Senna com Valtteri Bottas
Lewis Hamilton fala de capacete de Ayrton Senna
Lewis Hamilton com o casco de Ayrton Senna
Lewis Hamilton com o casco de Ayrton Senna em Interlagos
Lewis Hamilton com o capacete de Ayrton Senna em Interlagos
7

"O capacete do Mika Hakkinen tem exatamente o esquema do capacete do Ayrton, só que com outras cores. Inclusive os filetes são iguais. O Eddie Irvine também usou um capacete com a pintura igual à do Ayrton. O Ayrton não gostava muito, mas foi copiado por que o Irvine era fã. Ele não ia copiar se não admirasse, ele queria ser o Ayrton, como muitos outros até hoje".

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Não foi só 'ajuda' da Ferrari: veja como Vettel 'voou' e voltou à frente de Leclerc no GP de Singapura
Próximo artigo Haas negocia com Kubica por vaga de piloto de testes e simulador para 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil