Novo sistema de direção da Mercedes será proibido na F1 em 2021
Federação Internacional de Automobilismo confirmou a proibição, conforme os novos regulamentos técnicos da F1
A direção de eixo duplo (DED) apresentada pela Mercedes no carro de Lewis Hamilton durante os testes de pré-temporada da Fórmula 1 nesta quinta-feira em Barcelona atualmente é considerada legal, mas será proibida a partir de 2021.
A inovação, que altera a posição das rodas dianteiras através do movimento do volante para frente e para trás, tem sido o principal assunto das atividades da F1 até aqui, com a Red Bull considerando a novidade da Mercedes ilegal.
Leia também:
Apesar de algumas reclamações, a Mercedes acionou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a opinião é de que o DED é permitido porque o dispositivo altera apenas o ângulo de direção das rodas dianteiras, não todo o sistema de suspensão.
De todo modo, após toda a repercussão da novidade e com a possibilidade de que ela seja adotada por outras equipes, o órgão máximo do automobilismo mundial já confirmou que o DED será proibido em 2021, conforme os novos regulamentos técnicos da F1.
O novo artigo 10.5 do Regulamento Técnico da F1 declara: "O realinhamento das rodas, conforme definido pela posição do acessório interno dos elementos de suspensão que permanecem a uma distância fixa um do outro, deve ser definido exclusivamente por um sistema em função da posição de rotação do volante".
Não está claro se a adição às regras para 2021 fazia parte de um processo normal para esclarecer certas áreas das regras atuais ou foi motivada como resultado direto do alerta da FIA sobre os planos da Mercedes há vários meses.
O período de carência de um ano para o DED vem após comentários recentes da F1 de que uma liberdade tão longa para ideias de design radicais não ocorrerá a longo prazo. No início deste mês, o diretor esportivo da F1, Ross Brawn, disse que a governança futura permitiria respostas rápidas para interromper ideias que exploram brechas nas regras.
"Se uma equipe se destaca com uma solução que nunca foi concebida e nunca foi imaginada e destrói todo o princípio do que está tentando ser feito, a governança permitirá, com apoio suficiente das outras equipes, interrompê-la”, disse o dirigente.
GALERIA: Veja todos os carros de 2020 da Fórmula 1
VÍDEO: Entenda tudo sobre o polêmico volante da Mercedes 2020
PODCAST #030 - A expectativa para a pré-temporada 2020 da F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1: Ferrari admite atraso de "meses" no desenvolvimento do carro de 2024
F1: Ferrari define data para primeiro teste de Hamilton
F1: FIA inocenta Red Bull após investigações sobre 'babador'
F1 - Antonelli: "Não quero incomodar Hamilton e Russell, mas estou pedindo conselhos"
F1: Mercedes utilizará últimas corridas da temporada para focar em 2025
F1: Wolff revela maior aprendizado com Hamilton durante os 12 anos na Mercedes
Últimas notícias
F1: Williams estreia pintura especial para GP de Las Vegas; veja imagens
MotoGP: Nakagami domina TL1 em Barcelona nos últimos minutos
VÍDEO MotoGP: Acosta e Fernández sofrem acidente no TL1 em Barcelona
F1 - Ex-chefe de equipe chama carros atuais de "tratores" e relembra era V10': "Sexo sobre rodas"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.