Para Button, atitude de Vettel "vai prejudicá-lo a longo prazo"
Inglês diz que ignorar ordens de equipe é "grave" e crê que situação da Malásia trará consequências na Red Bull
Jenson Button se mostrou surpreso com a atitude de Sebastian Vettel de ignorar as ordens da equipe e ultrapassar o companheiro Mark Webber durante o GP da Malásia. E acredita que essa decisão vai prejudicar o alemão no futuro.
“Todos queremos vencer, mas Sebastian pilota pela Red Bull e eles têm de tomar as decisões”, opinou o inglês. “E elas o favoreceram diversas vezes. Acho que isso o prejudicará a longo prazo. Estou surpreso com sua atitude.”
Button destacou o fato de que ambos os pilotos haviam concordado anteriormente de que não se atacariam após o último pit stop. “Acho que as ordens de equipe são difíceis, mas desrespeitar uma ordem de equipe é diferente. No começo da corrida, eles sabiam que havia essas ordens. Esse é o principal problema.”
Para o piloto da McLaren, o que aconteceu na Malásia ainda pode trazer consequências no futuro dentro da Red Bull.
“Não sou um fã de ter um piloto com tratamento preferencial, mas a questão é que Vettel não queria as ordens. Ele vai devolver a vitória para Mark? Não posso imaginar vê-lo liderando uma prova e dizendo a Mark ‘pode pegar essa para você’. Isso é muito difícil e não poderia fazer algo assim. Se falam para você economizar pneus e seu companheiro o ultrapassa, você fica irritado. Isso pode causar um problema. Mesmo se eles sentarem e conversarem, isso não muda o resultado. Isso não sai da mente deles.”
Button viveu situação parecida no GP da Turquia de 2010, quando foi para cima e ultrapassou o então companheiro Lewis Hamilton enquanto o inglês economizava combustível. “Eu não sabia que o motor dele estava com outro regime. Lewis achou que eles tinham me dito, daí eu o ultrapassei e ele voltou a me passar. Quando saímos do carro discutimos isso e, quando falei que não tinham me dito nada, tudo ficou bem. Mas ignorar algo que a equipe lhe disse a custo de seu companheiro é algo grave.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.