Conteúdo especial

Para Vettel, "corridas precisam continuar a ser perigosas"

Piloto alemão diz que "o esporte tem de se manter arriscado pois é isso que tem apelo junto às pessoas"

Sebastian Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari celebrates his second position on the podium
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari in the FIA Press Conference
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H, leads Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H

Na abertura da Semana de Conferência do Esporte, evento da FIA em Turim, o tetracampeão Sebastian Vettel causou certa polêmica ao falar sobre a linha que separa perigo e segurança no automobilismo. 

"O fato de os carros terem ficado muito mais seguros é melhor para nós, pilotos. Olhando a história, você sabe que um tempo atrás os pilotos não tinham essa sorte pois os carros não era tão seguros como nos dias de hoje. Mas é preciso encontrar o comprometimento correto".

"Os ingredientes para paixão, velocidade, perigo e barulho são muito importantes. Queremos tornar o esporte mais seguro, claro. Não podemos fechar os olhos se coisas ruins acontecerem. Mas é um equilíbrio difícil. Pode parecer errado, mas acho que o esporte, de alguma maneira, tem de se manter arriscado pois é isso que tem apelo junto às pessoas", disse ele.

"Se você perde esse ingrediente, as pessoas perderão aquela sensação de que isso é algo fora do alcance delas. E isso tornaria as corridas menos excitantes". 

A declaração do piloto da Ferrari tomou conta das conversas que acontecem do painel de discussões da conferência, cujo tema é "Paixão por velocidade - como a herança do automobilismo pode moldar seu futuro".  Estavam presentes Jacky Ickx, Petter Solberg, Allan McNish e  Emanuele Pirro, entre outros.

"O que me fascinou quando criança foi a velocidade. E acho que as corridas devem manter seus pilares fundamentais. Velocidade é um dos essenciais. Acho que paixão por velocidade é algo que ou você tem ou não tem". 

“Por exemplo, o circuito de Baku,  onde corremos domingo, recebeu muitas críticas por supostamente ser perigoso. Eu discordo. A FIA e os organizadores fizeram um ótimo traçado em um lugar complicado. Ficou um circuito fantástico, onde não existe margem para erro". 

“Isso é o que faz as corridas tão excitantes". 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Galeria: Veja como estão as obras no paddock de Interlagos
Próximo artigo "Carros de 2017 serão bonitos", diz diretor-técnico da Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil