Preview
Fórmula 1 GP da Emilia Romagna

Piastri, volta de Colapinto e Ferrari pressionada: No que ficar de olho no GP da Emilia Romagna de F1

A Fórmula 1 retorna à Europa, com outra rodada tripla começando em Ímola. Quais são os principais pontos antes da corrida na Itália?

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

A Fórmula 1 vai para sua sétima corrida da temporada 2025 com a abertura da 'turnê' europeia, em uma rodada tripla que começa com o GP da Emilia Romagna, na tradicional pista de Ímola. Veja os cinco principais pontos para ficar atento no final de semana italiano.

Leia também:

Será que Piastri conseguirá chegar a quatro vitórias consecutivas?

A essa altura, nada sobre a ascensão de Oscar Piastri deve ser uma surpresa. Em suas duas primeiras temporadas na F1, nós o vimos eliminar cada ponto fraco de forma constante. Gerenciamento de pneus, ritmo de uma volta, consistência - parece que ele checou todas as caixas, mantendo seus principais pontos fortes. Calmo, racional e altamente analítico, ele agora está operando no topo de seu jogo, vencendo uma corrida após a outra.

Tendo começado a temporada à sombra de Lando Norris - amplamente apontado como candidato ao título na pré-temporada - Piastri não apenas manteve o ritmo, mas agora parece ser o principal piloto da McLaren. Essa mudança foi ajudada pelas recentes dificuldades de Norris em conseguir finais de semana 'limpos' desde a Austrália. Portanto, a questão permanece: qual dos dois é realmente o mais rápido?

Se Norris conseguir um fim de semana sem problemas, será fascinante ver se Piastri ainda conseguirá sair na frente.

- Oleg Karpov

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Ferrari sob os holofotes na Itália

A pista de Ímola, no coração do país fanático pela Ferrari, está pronta para receber a Fórmula 1 com a paixão habitual dos tifosi - um dos maiores bens da Scuderia, mas também uma fonte de pressão. Depois de um início de temporada misto, com uma vitória na sprint da China sendo o único grande destaque, a equipe italiana precisa dar uma resposta.

O layout de Ímola deve ser mais adequado ao SF-25 do que o de Miami, e a equipe apresentará seu primeiro conjunto de atualizações. No entanto, o pacote não será especialmente extenso - não tão significativo quanto o que os rivais estão planejando para a Espanha, onde a Ferrari também tem uma atualização maior programada.

Não é de surpreender que Fréd Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, continue falando sobre "desbloquear o potencial" - as mudanças em Ímola, por si só, não resolverão todos os problemas da Scuderia. O foco será maximizar o desempenho nos treinos classificatórios, um ponto fraco importante até agora e particularmente crucial em uma pista onde as ultrapassagens são difíceis.

Esse pode não ser o local para a redenção total, mas a Ferrari estará determinada a mostrar sinais de progresso real.

- Gianluca D'Alessandro

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

A Williams pode continuar lutando contra os grandes?

A Williams emergiu nas duas últimas corridas como a líder absoluta do disputado meio de grid - e Ímola apresenta a chance de mostrar que ela pode fazer mais do que vencer seus rivais diretos. Em Miami, Albon terminou à frente de uma Mercedes (de Antonelli) e de uma Ferrari (de Hamilton). Será que a equipe de Grove conseguirá novamente abalar os quatro primeiros colocados de sempre?

As três próximas rodadas europeias, todas realizadas em circuitos tradicionais, ajudarão a revelar se a Williams deve continuar almejando o Q3 e poucos pontos - ou se deve ousar sonhar com mais.

A equipe se beneficia do fato de ter dois pilotos altamente competitivos que podem tirar proveito de qualquer oportunidade. Mas Ímola também reacenderá as dúvidas sobre a dinâmica entre eles.

Em Miami, as ordens de equipe causaram confusão - especialmente para Sainz. James Vowles assumiu a responsabilidade, afirmando que foi um erro da equipe e não um problema do piloto. Mas, se o carro continuar competitivo e os dois pilotos continuarem se esforçando, as batalhas dentro da equipe poderão se tornar uma dor de cabeça recorrente, principalmente se a equipe não definir claramente quem tem prioridade.

- José Carlos de Celis

Carlos Sainz, Williams

Carlos Sainz, Williams

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A primeira corrida de Colapinto pela Alpine

Franco Colapinto não poderia ter pedido um local melhor para começar sua carreira na Alpine. O argentino conhece bem Ímola, tendo obtido bons resultados aqui no passado - vencendo na Fórmula 3 em 2022 e novamente na Fórmula 2 em 2024, esta última com uma manobra espetacular na última volta para assumir a liderança do lado de fora da cura Tamburello.

Embora ele possa contar mais uma vez com o apoio apaixonado de seus fãs - como fez na estreia em Monza no ano passado - desta vez os holofotes serão mais brilhantes. Ao contrário de sua participação na Williams, Colapinto entra em Ímola com expectativas, especialmente após a decisão da Alpine de 'abandonar' Jack Doohan apenas seis corridas em 2025.

Portanto, a pressão está sobre Colapinto para justificar essa decisão.

Felizmente, esse não é um território desconhecido. Ao longo de sua carreira de júnior, Colapinto teve de atuar sob pressão devido a um orçamento limitado, e ele já teve a experiência de entrar em um carro de F1 no meio da temporada.

Franco Colapinto, Alpine

Franco Colapinto, Alpine

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mas há diferenças importantes em relação ao ano passado. Naquela época, ele teve apenas meio dia de testes e uma sessão de TL1 antes de sua estreia. Agora, ele registrou nove GPs e passou o início de 2025 como reserva da Alpine, preparando-se com milhares de horas no simulador de Enstone e na quilometragem com os testes de carros anteriores (TPC).

Este é o momento de ele provar que seu lugar na F1 é a longo prazo.

- Federico Faturos

A primeira corrida em casa de Antonelli - mais um passo?

Há momentos marcantes na jornada de todo piloto de F1: primeira corrida, primeiro pódio, primeira vitória - e o primeiro GP em casa. Neste fim de semana, Andrea Kimi Antonelli terá a oportunidade de vivenciar a etapa local em Ímola, a uma curta distância de sua cidade natal, cercado pela família, amigos e fãs.

Ele conhece o circuito desde sua juventude, mas o desafio agora é tanto físico quanto mental. Há a ambição de obter um bom resultado, algo que dependerá muito da classificação. Até agora, Antonelli tem mostrado lampejos de brilhantismo aos sábados, mas também a inconsistência típica dos novatos.

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Foto de: Mercedes-Benz

Depois vem a pressão emocional de correr em casa. Mas é nesse ponto que Antonelli tem se destacado até agora: sereno, maduro além de sua idade e apoiado firmemente pela Mercedes. Sem grandes erros e com desempenhos sólidos até o momento, ele tem uma base sólida sobre a qual se apoiar - e terá como objetivo fazer de sua primeira corrida em casa uma corrida memorável.

- Gianluca D'Alessandro

RICO PENTEADO ANALISA TRUQUE da McLAREN, Max e RBR, Ferrari/HAMILTON, Bortoleto! TELEMETRIA AO VIVO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

  • Spotify
  • Deezer 
  • Amazon Music
  • Apple Podcasts

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Motorsport.com staff writers
Fórmula 1
Ferrari
McLaren
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Racing Bulls traz 'pequena grande' atualização para Ímola; entenda
Próximo artigo Novas regras da F1 em 2026 podem aproximar categoria da F-E, diz ex-piloto

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros