Últimas notícias

Pilotos e comentarista falam sobre renovação de Massa na Ferrari

Luciano Burti, Christian Fittipaldi, Ingo Hoffmann e Reginaldo Leme acreditam que piloto fez por merecer a vaga

Ex-pilotos e comentaristas brasileiros da Fórmula 1 concordam que, com suas últimas performances, Felipe Massa fez por merecer a renovação de contrato com a Ferrari para a temporada de 2013 . O TotalRace ouviu Luciano Burti, ex-piloto de testes da Ferrari, Reginaldo Leme, repórter brasileiro que há mais tempo cobre a F-1, além dos ex-pilotos, Christian Fittipaldi e Ingo Hoffmann. 

Para Burti, que além de piloto da Itaipava Racing na Stock Car e comentarista de Fórmula 1 na Rede Globo, é amigo pessoal de Massa, a possibilidade de renovação ficou mais clara após os recentes movimentos na dança das cadeiras. “Acho que não é novidade para ninguém. A posição do Felipe deixou de estar em risco com os anúncios de renovação do Webber e de contratação do Perez pela McLaren. Tudo mundo esperava pela confirmação, mas a verdade é que, desde Cingapura, não havia mais chance para ninguém, era só especulação mesmo e dava para perceber que ele estava certo para o ano que vem”, opinou.

Para Reginaldo Leme, que acompanha o circo da Fórmula 1 desde a década de 70, a Ferrari não tinha outra opção a não ser renovar com Felipe. “É uma confirmação de uma coisa que estávamos esperando há pelo menos um mês e meio, e ela só tornou o jogo um pouco mais difícil, o que é próprio da Ferrari. Mas era absolutamente esperado, não havia outra saída.”

Indagado se ele merecia essa chance de continuar na Ferrari, Christian Fittipaldi afirmou que a evolução do piloto nas últimas cinco provas, nas quais fez 56 pontos contra 25 obtidos nas primeiras 11 etapas, deu esta oportunidade a ele. “Se ele continuasse a performance do começo do ano, eu não vejo porque ele mereceria mais um ano na Ferrari. Afinal de contas, é aquilo que todo mundo publicou, todo mundo leu, todo mundo viu. Não é que ele estava guiando numa equipe mediana, ele estava na Ferrari. Neste meio tempo, o Alonso quase foi campeão com o mesmo carro, subiu várias vezes no pódio, mas por essa evolução no final, ele merece mais um ano no time”, comentou.

Mesmo reconhecendo que a definição diminuiu a pressão imediata por resultados, Ingo Hoffmann, ex-piloto de Fórmula 1 e que mais vezes ganhou o campeonato da Stock Car (12), acredita que Massa irá andar forte. “Ele deve andar bem nesse fim de ano, mas não é por causa da pressão. Tenho certeza de que ele, mais do que a Ferrari, mais do que eu, ele mesmo quer andar bem. Não é porque 'acabou' a pressão que o piloto vai dizer: ‘Ah, agora eu vou andar’. Não é isso. Ele agora se sente mais bem adaptado ao carro”, acredita.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Massa renova contrato com a Ferrari por mais uma temporada
Próximo artigo Williams tem "muitas" opções para 2013, garante Toto Wolff

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil