Pirelli estreia pneus médios esperando muito calor em Valência
Empresa italiana não arrisca fazer previsões de números de paradas em circuito com longas retas e mudanças de direção
A Pirelli vai promover a estreia do composto médio no GP da Europa, oitava etapa da temporada. Até agora, apenas os compostos macio (em todas as provas), duro (nas cinco primeiras) e supermacio (em Mônaco e Canadá) haviam sido utilizados.
De acordo com a fabricante, os pneus médios, que já foram testados pelos pilotos na sexta-feira do último GP, é mais rápido e menos durável que o composto duro, mas ainda assim, bastante diferente do macio.
A terceira pista de rua em sequência no calendário tem mais trechos de reta e maior número de curvas que as duas anteriores, além de superfície lisa. As frequentes mudanças de direção e freadas fortes causam grande demanda nos pneus, assim como o calor (com temperaturas em cerca de 29ºC, espera-se que seja um dos GPs mais quentes até agora no ano), mas não se trata de um circuito em que tradicionalmente vemos muitas paradas nos boxes – no ano passado, foram 29, média de 1.2 por piloto.
“O consumo de pneus tende a ser muito alto pela natureza do traçado e do asfalto, assim como as condições climáticas. Por todos estes motivos, selecionamos os pneus macios e médios, que devem prover os times com um bom nível de resistência, várias oportunidades diferentes de estratégia e cerca de um segundo de diferença entre os dois compostos”, afirmou o diretor esportivo da Pirelli, Paul Hembery.
O profissional confirmou que o pneu médio foi ajustado para que se tornasse um pouco mais durável. "Ajustamos isso junto à modificação que fizemos com o pneu duro na Espanha, e foi este o composto que as equipes usaram nos treinos livres do Canadá.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.