Política, mortes e desistência: conheça as histórias por trás dos 27 GPs da F1 que a Ferrari não participou
O GP da Bélgica de 1982 foi o último na qual a Ferrari desistiu de sua participação no dia anterior à prova
O GP da Toscana, que acontece neste fim de semana, tem uma importância histórica dupla para a Fórmula 1. Além de ser a estreia de Mugello no Mundial, a Ferrari chegará a marca de 1000 GPs disputados na categoria. Ao longo dos 70 anos de existência do campeonato, a Scuderia é a equipe que mais disputou corridas, mas não chegou a participar de todas.
A F1 atingiu a marca de 1000 provas realizadas no GP da China do ano passado, e o GP da Toscana será o de número 1027 do Mundial. Assim, a Ferrari deixou de participar de 27 corridas ao longo de 70 anos, por motivos diversos.
Leia também:
A primeira corrida da F1 sem a presença da Ferrari foi logo a primeira de todas, o GP da Grã-Bretanha de 1950, disputada em Silverstone, no dia 13 de maio de 1950. A equipe optou por não participar por tensões envolvendo a organização do evento e questões financeiras.
Com isso, a Ferrari fez sua estreia oficial no Mundial na segunda etapa da temporada de 1950, o GP de Mônaco. A equipe italiana veio com força total, alinhando quatro carros no grid: os italianos Alberto Ascari e Luigi Villoresi, o francês Raymond Sommer e o britânico Peter Whitehead. Na corrida, Ascari teve o melhor desempenho da Ferrari, terminando em segundo, mas uma volta atrás de Juan Manuel Fangio, o grande vencedor com a Alfa Romeo.
Ainda na temporada inaugural, a equipe italiana esteve ausente em mais duas etapas: as 500 Milhas de Indianápolis, que não contavam com a participação de nenhum dos pilotos e equipes europeias, além do GP da França, quando Alberto Ascari e Luigi Villoresi abandonaram o evento durante os treinos.
São consideradas corridas não-disputadas pela Ferrari aquelas que a equipe abandonou o final de semana antes do domingo, dia no qual se realiza o GP. Por isso que não entra nessa conta o GP da Suíça de 1982, disputado no circuito de Dijon, na França. Na ocasião, Patrick Tambay classificou a Ferrari para largar em décimo, mas acabou não participando da corrida por um problema no motor.
Com isso, a última corrida não disputada pela Ferrari aconteceu mais cedo naquele mesmo ano. A equipe retirou sua participação do GP da Bélgica daquele ano após o treino classificatório, devido ao acidente que matou Gilles Villeneuve. A Ferrari chegou a participar do treino classificatório, com Didier Pironi conseguindo o sexto lugar no grid de largada, enquanto Gilles havia obtido uma marca para sair em oitavo.
Confira na galeria abaixo todas as corridas da F1 sem a presença da Ferrari e os motivos por trás das ausências:
Ferrari terá pintura e macacões especiais para GP 1000
Na quarta-feira, a equipe revelou a pintura especial que o SF1000 terá neste final de semana em Mugello. A Ferrari divulgou ainda os macacões que serão usados por Charles Leclerc e Sebastian Vettel. O tom mais escuro de vermelho remete à pintura usada pela equipe no GP de Mônaco de 1950, primeira corrida da Scuderia na F1.
Ferrari vive o caos e Reginaldo Leme relembra momentos de crise da escuderia italiana na Fórmula 1
PODCAST: Vitória de Gasly prova que F1 é ambiente 'onde os fracos não têm vez'?
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Câmara finaliza pré-temporada da F2 em Barcelona com o melhor tempo da semana; Fittipaldi é 3º na sessão da tarde
Câmara é 11º e Fittipaldi 18º no primeiro dia de pré-temporada da F2 em Barcelona
Após fim da MotoE, Eric Granado confirma participação na "Copa Harley" da MotoGP em 2026
Últimas notícias
Porsche Cup bate recorde com 78 pilotos confirmados para abertura da temporada
F1: Apesar de dificuldades da Aston Martin, Verstappen espera que Honda tenha "um ótimo desempenho"
F1: Diretor da FIA ameniza debate em torno de motor da Mercedes e explica próximos passos
F1: Modo ultrapassagem acende alerta de preocupação nos pilotos; entenda
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Principais comentários