Por largada de Vettel, Red Bull pede clareza em regras
Alemão parte fora da posição exata no grid de largada na China e levanta nova questão na Fórmula 1
O alemão Sebastian Vettel provocou polêmica na largada do GP da China deste último domingo. O piloto da Ferrari parou fora da posição no grid, e apesar de o incidente ter entrado sob investigação durante a prova, nenhuma ação foi tomada contra o tetracampeão.
Os regulamentos esportivos da F1 não indicam realmente que um piloto deve estar exatamente dentro das linhas brancas de sua posição no grid, apenas que os pilotos "parem dentro de suas respectivas posições no grid" após a volta da formação.
No ano passado, no GP do Japão, por exemplo, Daniel Ricciardo teve concedida a permissão da FIA para largar um pouco fora de sua posição de largada, que estava molhada.
Isso causou polêmica, já que Lewis Hamilton alegou que um pedido semelhante da Mercedes foi recusado em outra prova.
Mas com a FIA tendo sugerido anteriormente que o "senso comum" é o principal fator determinante do que é ou não é permitido, o chefe da Red Bull, Christian Horner, realmente acha que algo mais sólido seja necessário.
"É óbvio o que ele tentou fazer, chegar na parte mais seca da pista. Você entende", disse Horner sobre a posição de Vettel no grid.
"Mas seria bom ter clareza sobre onde o piloto tem que largar ou não... É apenas uma linha ou é uma caixa?”
"Lembro-me disso ter sido discutido depois do Japão no ano passado. Ninguém obteve vantagem nisso, mas seria bom ter clareza."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.