Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?
Diretor da Alpine, Steve Nielsen deu mais detalhes em entrevista exclusiva ao Motorsport.com; confira
O GP de Las Vegas, neste fim de semana, dará início a uma sequência de três etapas que vai até o final da temporada 2025, em 7 de dezembro, em Abu Dhabi. Durante esse período, o campeonato de pilotos da Fórmula 1 será decidido, assim como muitas posições na classificação dos construtores, o que impacta nos prêmios em dinheiro para as equipes.
No entanto, embora quase todas as equipes ainda tenham coisas pelas quais lutar durante o restante da temporada, todas elas também estão trabalhando incansavelmente para se preparar para a próxima geração de carros que começará a correr em 2026 - apresentando uma grande revisão técnica para chassis e unidades de potência.
Com o início dos testes da pré-temporada 2026 em Barcelona em 26 de janeiro, um mês antes dos ensaios de 2025, por exemplo, as equipes estão se esforçando para finalizar o projeto e a construção de seus novos monopostos mais cedo do que nunca. Além disso, se tiverem esperança de realizar filmagens ou dias de teste com suas novas máquinas, as equipes precisarão começar a trabalhar logo nos primeiros dias do novo ano.
"Estive na fábrica na semana passada e vi o chassi. Isso é muito mais cedo do que eu já vi antes", disse o diretor da Alpine, Steve Nielsen.
"Normalmente, o chassi é algo que aparece no final de dezembro, início de janeiro. Portanto, é tudo muito mais cedo, porque nosso primeiro teste é na terceira semana de janeiro", afirmou ao Motorsport.com.
"Portanto, todas as pessoas que você vê aqui (na pista) vão praticamente terminar o ano em Abu Dhabi, voltar para casa, cumprimentar suas famílias no Natal e depois voltar para a fábrica, construindo carros para testar novamente".
"A soma de tudo isso é uma grande pressão, não apenas para nós, mas também em toda a F1, porque a intertemporada terá um período mais curto do que nunca."
Steve Nielsen, diretor administrativo da Alpine F1
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
Com as equipes também tendo que passar nos testes de colisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para homologar seus novos chassis - algo que geralmente é feito por volta de dezembro e janeiro -, o diretor da equipe francesa deu mais detalhes sobre o cronograma esperado da escuderia para seu carro de 2026 e como o trabalho na fábrica está aumentando para o carro do próximo ano.
"O carro existirá inteiro - não está terminado, mas existirá inteiro, eu diria, em meados de dezembro, porque terá que estar em uma pista três semanas depois", disse Nielsen.
"Temos o Natal no meio disso. Portanto, se você for à fábrica agora, o chassi está lá, embora não esteja pintado, é claro, e ainda não tenha sido usinado. Temos o teste de colisão, que é um grande marco, em duas ou três semanas. Mas todas as máquinas da fábrica estão produzindo peças dos", seguiu Steve.
Os testes para a temporada 2026 da F1 começam com uma sessão privada em Barcelona, de 26 a 30 de janeiro, antes de duas outras sessões, de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro, no Bahrein.
Antes dos testes, a Red Bull revelará as cores do seu carro de 2026 e do da equipe irmã Racing Bulls em um evento em Detroit, Michigan, em janeiro de 2026, em sede da sua nova parceria de unidades de potência, a Ford.
DIOGO é CAMPEÃO com MAIOR VIRADA da HISTÓRIA DA MOTO2 e ESTREIA NA MOTOGP AMANHÃ! Enzo Lopes BRILHA
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.