Por que Domenicali defende que é necessário ter uma "Ferrari forte" na F1?
Ex-chefe da Scuderia deu a "receita" para que as coisas voltem a funcionar em Maranello
O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, está confiante de que a Ferrari terá um desempenho significativamente melhor na temporada de 2026 do que em 2025, quando não conseguiu vencer um GP. Isso a levou ao quarto lugar no campeonato de construtores, atrás de McLaren, Mercedes e Red Bull.
Mas por que Domenicali acredita em uma recuperação da Ferrari? O ex-chefe de equipe da Scuderia explicou à Sky: "Sou uma pessoa positiva. Não há necessidade de reclamar ou ser negativo o tempo todo". O importante é ter um plano, disse Domenicali. "E tenho certeza de que Frederic Vasseur, Lewis Hamilton e Charles Leclerc têm um plano".
Críticas da diretoria
A temporada de 2025 da F1 não saiu de acordo com o planejado para a Ferrari. Até mesmo o presidente-executivo da montadora, John Elkann, criticou a equipe de corrida pela falta de resultados e criticou explicitamente os dois pilotos Hamilton e Leclerc.
Portanto, Domenicali espera uma reação de Maranello: "É importante não fingir que o quarto lugar no campeonato é algo normal. Queremos uma Ferrari forte, e a Ferrari merece terminar em uma posição melhor".
Para conseguir isso, a Ferrari deve "garantir que a energia certa esteja presente e que as medidas certas sejam tomadas" durante as férias, disse Domenicali. Afinal de contas, 2026 representa uma grande oportunidade para todos . De acordo com os novos regulamentos da F1, muita coisa ainda é possível, mesmo durante a temporada: "Haverá novos desenvolvimentos a cada corrida", disse Domenicali.
O último título da Ferrari até hoje: com Domenicali
O atual CEO da Fórmula 1 chefiou o departamento de corridas da Ferrari de 2008 a 2014. Seu mandato como chefe viu a última conquista de título mundial até hoje: o campeonato de construtores em 2008 e, desde então, ficou aquém de suas próprias expectativas.
No entanto, a equipe terminou em segundo lugar no campeonato mundial sete vezes. Apesar de um ano cercado de expectativas, a Ferrari teve em 2025 um desempenho pior do que nas temporadas anteriores.
O desempenho de Hamilton, em particular, é criticado internacionalmente: O heptacampeão se juntou à Ferrari para 2025 e venceu a sprint em Xangai logo de cara, mas acabou parando por aí. Hamilton perdeu para Leclerc no duelo interno, terminou em sexto lugar no Mundial e foi eliminado várias vezes seguidas no Q1 no final da temporada.
HAMILTON perdido? Red Bull? MCLAREN? Os PIORES DO ANO na F1 2025! | PODCAST MOTORSPORT.COM
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários